Categorias: Saúde

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado hoje

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado hoje

Assessoria

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado hoje

No Brasil, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 19 de maio e tem o objetivo de alertar mães e gestantes sobre a importância da doação de leite humano como fonte de vida para muitos recém-nascidos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde da Criança, desenvolve ações permanentes de incentivo a essa prática.

Atualmente, o município conta com um posto de coleta na Casa Maternal Denilma Bulhões, localizada no Benedito Bentes, que distribui leite humano para os bancos do Hospital Universitário (HU) e Maternidade Santa Mônica e que há 10 anos tem o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde (MS).

Na Casa Maternal do Denilma Bulhões também são realizadas, além da coleta, reuniões com grupos de aleitamento materno que contam com a participação de gestantes e mulheres que tiveram nenês (até 45 dias). Nesses encontros, elas recebem informações sobre a importância de amamentar seus filhos nos seis primeiros meses de vida.

Segundo a coordenadora da Saúde da Criança da SMS, Alda Tenório, é importante incentivar a doação de leite humano. “O leite doado vai para crianças de baixo peso, prematuros e para mães que não podem amamentar. Infelizmente, a quantidade de leite doado ainda é muito pequena e o número de crianças que precisam de leite é grande, então precisamos sensibilizar essas mães para ajudar essas crianças que necessitam”, afirma a coordenadora.

Alda Tenório esclarece ainda que as mães que desejam doar leite são acompanhadas nas unidades básicas de saúde e passam por exames detalhados para verificar a existência de carga viral em seu organismo e que possa ser passada pelo leite. “É importante realizar esse acompanhamento das mães nas unidades, para termos certeza que o leite que será doado não prejudicará as crianças por conta da existência de alguma doença”, explica.

As mães que tem leite em excesso e que se predispõem a doá-lo podem se dirigir à unidade de coleta. Aquelas que por alguma razão não puderem se deslocar, a Casa disponibiliza um veículo que vai até as residências coletar esse leite e encaminhá-lo aos Postos de Coleta.

Sobre o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O Brasil e as nações que hoje investem nos bancos de leite comemoram, em 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data simboliza a união de esforços para a preservação da vida de milhões de crianças, em todo o mundo. A iniciativa é uma proposta dos Ministérios da Saúde (MS) dos países que integram a Rede Internacional de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Unicef.