Categorias: Economia

Conselho discute ações do setor energético de Alagoas em 2014

O encontro foi conduzido pela presidenta do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Seplande

Seplande

A apresentação de novas propostas de trabalho para o setor energético de Alagoas em 2014 foi uma das pautas discutidas na 24ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Energético (Cepe), realizada nesta terça-feira (20). O encontro foi conduzido pela presidenta do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Dentre as ações previstas para este ano, destacam-se a implantação de projeto de gestão energética em prédios públicos estaduais, o uso do gás natural como principal sistema de geração de energia elétrica em horário de ponta, o levantamento do potencial de geração de energia, a partir do aproveitamento de resíduos agropecuários para replicação em outros estados e a utilização de outras fontes alternativas de energia, como o emprego da biomassa de capim-elefante.

“Normalmente, a maioria dos empresários faz uso de geradores de energia a diesel, cujos resíduos são mais poluentes. Mas hoje já temos empresas que utilizam o gás natural em horário de ponta e outras que mesclam 80% de gás com 20% de diesel. É nosso papel estimular o consumo de energia limpa em Alagoas. E nesse sentido estamos na frente, visto que Alagoas é o estado que apresenta maior consumo residencial de gás natural no Brasil”, declarou o vice-presidente do Cepe e presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo.

Para a secretária Poliana Santana, é preciso que as ações sejam antecipadas para dar tempo de elaborar um planejamento de continuidade das propostas para o próximo ano. “Essa medida possibilitará a apresentação de um balanço geral das ações do conselho aos próximos gestores e, com isso, eles possam elaborar um plano de continuidade para 2015”, avaliou.

Durante o encontro, discutiu-se ainda propostas referentes à eficiência energética, ao levantamento de dados sobre potencial de biomassa existente em todo o estado, à produção de energias renováveis e não-renováveis, monitoramento e ao aprimoramento e expansão do serviço de fornecimento de energia, com destaque para regulação, tarifas e tributos relacionados à produção, distribuição e consumo.

“Quando os empresários chegam em Alagoas, eles querem saber quais as vantagens que terão aqui. Encontrar as melhores tarifas é uma das prioridades deles. Assim, é importante discutirmos e elaborarmos esse diagnóstico, para termos controle sobre a produção energética no nosso estado e condições de atrair mais investidores”, destacou o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco.

Consumo Consciente – A reunião prosseguiu com a prestação de contas do vice-presidente do conselho Geoberto Espírito Santo acerca dos assuntos debatidos durante o Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de energia, realizado em Belém, no Pará. Na ocasião, a situação do setor energético no cenário atual foi avaliada por técnicos do segmento, seguida de proposta de medidas para conter a crise de energia no Brasil.

Com base nas sugestões apresentadas durante o fórum, o Cepe elaborou uma sugestão de proposta a ser encaminhada ao governo estadual. “A proposta deste conselho é que possamos articular e divulgar, com o setor produtivo, concessionárias de energia no estado e sociedade em geral, uma política pública permanente voltada para o consumo consciente de energia e a racionalização de seu uso, por meio de campanhas de comunicação”, finalizou Geoberto Espírito Santo.