Mudanças contratuais de reajustes dos planos (faixa etária e mês de aniversário do plano), negativa de cobertura, cobertura, abrangência e reembolso.
De 01 de janeiro a 16 de maio de 2014, o Procon/AL- órgão vinculado a Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos- fez um levantamento do ranking dos cinco planos de saúde mais reclamados no Estado de Alagoas. Os dados foram obtidos através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
De acordo com o Sindec, a Unimed Maceió lidera as reclamações com 97 atendimentos, na segunda colocação o Hapvida Assistência Médica LTDA com 72, em terceiro lugar Smile Saúde com 40, em quarto a Saúde Excelsior Med LTDA com 24 e em seguida o Amil Assistência Médica Internacional LTDA com 12.
Os principais problemas questionados foram: mudanças contratuais de reajustes dos planos (faixa etária e mês de aniversário do plano), negativa de cobertura, cobertura, abrangência e reembolso.
Segundo o superintendente do Procon/AL, Adalberto Tenório, as pessoas devem ficar atentas ao contratar um plano de saúde. “O consumidor deve observar bem as cláusulas contratuais desde os serviços oferecidos até os reajustes, além de se informar se o mesmo está prestando os atendimentos de maneira correta e se ele está em conformidade com as normas Agência Nacional de Saúde (ANS). Esta é a maneira mais adequada para evitar problemas futuros”, explica o superintendente.
NÚCLEO DE PLANO DE SAÚDE
O Procon/AL possui um Núcleo especializado em Plano de Saúde localizado na Rua Saldanha da Gama, S/N, Farol, dentro das instalações do 3º Juizado Cível e Criminal. Das 8h às 12h, de segunda a sexta, o consumidor pode tirar dúvidas ou abrir reclamação. Mais informações através do telefone: 3315-3900.