Efetivo, composto por 948 policiais, começa a atuar no estado.
A parte alta de Maceió será uma das principais regiões atendidas com o policiamento ostensivo reforçado com a atuação dos 948 policiais militares aprovados em concurso público realizado pelo Estado e recém-formados. Os cerca de 290 mil habitantes dos bairros e comunidades situadas na área passam a contar, a partir de agora, com um incremento de 50 soldados, que integrarão o 5° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, sediado na região.
A unidade está entre as que receberam o maior número de novos PMs, que atuarão nas ruas, no contato direto com a população em todos os municípios do Estado.
Segundo o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Mário Jorge, o novo efetivo vai reforçar as ações da unidade em bases comunitárias e no policiamento ostensivo da região.
Com a inauguração do posto policial no loteamento Acauã nesta semana, a são agora quatro bases, situadas também nos conjuntos Aprígio Vilela, Selma Bandeira e Carminha. Onze viaturas e 196 policiais realizam o patrulhamento em localidades como Tabuleiro, Benedito Bentes, Salvador Lyra, Murilópolis e Cidade Universitária.
Para a soldada Carliane dos Santos Silva, “a sociedade só tem a ganhar. Fomos treinados para um trabalho ostensivo e preventivo que vai fortalecer a segurança pública”.
Preparação
Antes de começar a atuar no trabalho ostensivo, os policiais militares formados passaram pelo Curso de Adaptação Operacional ao Batalhão, onde recebem instruções de nivelamento sobre os padrões adotados pelas unidades.
De acordo com o instrutor do 5º Batalhão, tenente Brito, o curso tem como objetivo consolidar o que aprenderam, com a preparação para a prática das atividades nas ruas.
“Essa primeira etapa traz o policial para vivenciar a realidade da profissão, com a aplicação das instruções no patrulhamento”, explicou.
Distribuição do efetivo
Maceió recebeu maior quantidade do efetivo: 739. A região do Agreste ganhou, ao todo, 209 soldados, sendo que 101 ficarão lotados no 3º Batalhão, que abrange Arapiraca e municípios circunvizinhos. O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) conta com mais 70 policiais e o 1º Batalhão de Polícia Militar, que atende à região do Vergel e adjacências, com mais 56.