Evento é destinado a profissionais que atuam na assistência à gestante ao recém nascido e acontece no Hotel Jatiúca.
As boas práticas na atenção ao parto e nascimento são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê. Para implantar iniciativas assistenciais nos municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (29), a Oficina de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais. A capacitação acontece no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió, a partir das 8h30.
A Oficina tem o objetivo de discutir, com os profissionais responsáveis pela assistência à gestante e ao recém-nascido, a implantação das boas práticas baseadas em evidências científicas na assistência ao parto e nascimento, assim como construção de plano de ação de cada serviço. De acordo com a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, os profissionais responsáveis pela implantação e implementação dessas boas práticas são os gestores hospitalares, obstetras, pediatras, enfermeiras e coordenadores de Atenção Básica.
“Esperamos que a Oficina de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais organize a assistência e que essa capacitação traga como resultado a garantia de acesso, qualidade e resolutividade para com a saúde das gestantes e neonatos de forma regionalizada”, pontuou Syrlene Patriota.
Para implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, a Rede Cegonha objetiva fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança, com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses; organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e; reduzir a mortalidade materna e infantil.