Braskem, Tetra Pak e Fiat mostram como gerenciar reputação nos negócios
Representantes de todos os elos da cadeia produtiva – indústria, transformação e bens de consumo – participarão amanhã (28) do workshop “Reputação e Sustentabilidade”, promovido pelo Reputation Institute e Fundação Getúlio Vargas. Braskem, Tetra Pak e Fiat apresentarão cases de iniciativas que geraram impacto positivo sobre seu público interno e demais stakeholders, com o objetivo de mostrar como a reputação corporativa tornou-se um diferencial competitivo, tão importante quanto os resultados financeiros. Voltado a profissionais das áreas de sustentabilidade, comunicação e alunos da FGV, o evento será realizado a partir das 9h, e contará com espaço para debates e questões dos participantes.
“As práticas das empresas têm influenciado cada vez mais as decisões de todos os grupos com os quais a empresa se relaciona no sentido de apoiar as suas iniciativas, trabalhar ou mesmo investir nas empresas. Nossas pesquisas demonstram que não basta apenas oferecer bons produtos e serviços se, por exemplo, uma empresa não é transparente sobre sua gestão e o ambiente de trabalho é desfavorável”, afirma Ana Luisa Almeida, diretora executiva do Reputation Institute Brasil. Para ela, o empresariado brasileiro já avançou ao reconhecer a importância da reputação, mas tem o forte desafio de estruturar a sua gestão em todas as instâncias: “É preciso entender e mensurar a relevância de um bom relacionamento com todos os stakeholders e criar transversalidade sobre o tema na organização", complementa.
A Braskem, uma das organizadoras e participantes do workshop gerencia sua Plataforma de Reputação como um diferencial competitivo tão fundamental quanto produção ou resultado financeiro para a empresa. “Com o avanço do acesso à informação, proporcionado pela internet, a reputação se tornou um ativo de maior relevância para as empresas. E essa evolução se encontra com o momento onde a gestão da reputação conta com ferramentas para sua medição. Hoje, é possível avaliar pilares como governança, produtos, serviços, inovação e liderança com direcionamento de que o resultado será utilizado como insumo na definição da estratégia de qualquer companhia”, diz Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
A Tetra Pak® entende que a reputação e outros ativos intangíveis são altamente relevantes e podem ser afetados pela opinião pública em geral ou por públicos específicos. “É indispensável monitorar expectativas e interesses dos cidadãos/consumidores com relação à nossa empresa. Buscamos conhecê-los e estreitar sempre o relacionamento com todos eles”, afirma Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak®.
Para Marco Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler para a América Latina, “sustentabilidade e reputação são ativos intangíveis de grande valor para as organizações em um cenário de competitividade e crescente exigência dos consumidores. O gerenciamento da reputação tornou-se essencial e estratégico para a entrega de valor que ultrapassa atributos relacionados a produtos e serviços.”