Van der Vaart se machucou em treino da Holanda e está fora da Copa do Mundo
O experiente Rafael van der Vaart está fora da Copa do Mundo. O meia, de 31 anos, sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita e não terá condições de se recuperar a tempo para integrar o grupo do técnico Louis van Gaal, anunciou nesta quarta-feira a confederação de futebol holandesa.
A lesão de Van der Vaart, atualmente no Hamburgo, aconteceu no treino de terça-feira, em Portugal, onde a seleção da Holanda se prepara para o Mundial. Para o meia, a Copa no Brasil seria a terceira de sua carreira, após integrar o grupo que disputou a competição em 2006 e 2010.
Entre todos os pré-convocados para a Copa, Van der Vaart era o jogador com mais convocações para a seleção, com um total de 109 jogos com a camisa da Holanda – sua estreia pelo time laranja aconteceu em 2001, sob o comando do mesmo Van Gaal.
A baixa do meia já é a terceira oficializada por conta de lesão para a Holanda. Antes dele, já haviam sido descartados para o Mundial, sem sequer terem sido convocados, o meia Kevin Strootman, da Roma, e o também experiente lateral-direito Gregory van der Wiel, do PSG.
Sem Van der Vaart, os favoritos para conseguirem uma vaga na lista final de 23 nomes de Van Gaal para o Mundial são os meio-campistas Georginio Wijnaldum, do PSV Eindhoven, e o jovem Tonny Vilhena, do Feyenoord.
A Holanda está no grupo B do Mundial, ao lado de Espanha, Austrália e Chile. A estreia holandesa acontece no dia 13 de junho, diante do espanhóis – na reedição da final da Copa de 2010 – na Arena Fonte Nova, em Salvador.