Maceió é a décima nona das 27 unidades da federação a receber a Caravana. O evento vai ocorrer no auditório do Palácio República dos Palmares, a partir das 10h30.
Na próxima sexta-feira (30/5), a cidade de Maceió (AL) vai receber a Caravana da Simplificação, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), com a participação do ministro Guilherme Afif Domingos. A Caravana promove o novo Simples Nacional e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, Estados e Municípios envolvidos com a legalização de empresas.
Maceió é a décima nona das 27 unidades da federação a receber a Caravana. O evento vai ocorrer no auditório do Palácio República dos Palmares, a partir das 10h30.
Ao longo da apresentação, o ministro vai expor as medidas que estão sendo tomadas pela SMPE/PR que geram resultados positivos para o empreendedor brasileiro. “Realizaremos ações transformadoras para o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas como a desoneração tributária, a desburocratização na abertura, fechamento e no cumprimento das obrigações acessórias”, propõe Afif Domingos.
Novos desafios como a defesa do tratamento jurídico diferenciado das micro e pequenas empresas, a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios, e também as ações para valorização do artesanato brasileiro serão temas abordados pelo ministro. “Muita coisa já foi feita, mas podemos fazer muito mais. Para alavancar o desenvolvimento – e dar esse salto – vamos diminuir o tempo de burocracia e o pagamento de imposto”, explica o ministro.
A Caravana da Simplificação será realizada pelo Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas (FEMPES) de Alagoas pelo Sebrae AL.
A rodada de palestras já percorreu os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Pará, Sergipe, Amapá, e Rio de Janeiro.