Categorias: Economia

Aprovada MP que prorroga descontos para dívidas rurais

MP 636 reabre prazo para que dívidas possam ser renegociadas, principalmente na região Nordeste

Agência Senado

Renan conduziu sessão que aprovou MP prorrogando renegociação

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu, em plenário, a votação da Medida Provisória 636/13, que reabre o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais, principalmente os da região Nordeste.

As dívidas de até R$ 100 mil para projetos localizados na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), terão direito a desconto para liquidação até 31 de dezembro de 2015. O prazo acabaria em 31 de dezembro de 2014.

Também foi estendido até 2015 o prazo para a renegociação de dívidas das linhas de crédito concedidas pelos fundos constitucionais de financiamento do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO) que tenham sido contraídas para quitar empréstimos rurais no valor de até R$ 200 mil.

Dívida ativa

Ainda de acordo com a MP 636/13, os débitos rurais inscritos em dívida ativa poderão ser renegociados ou receber os descontos para liquidação até 31 de dezembro de 2015. O prazo tinha acabado em 31 de agosto de 2013.

Podem ser incluídas nessa negociação, dívidas contraídas no âmbito do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e de empréstimos junto ao Banco Mundial. Renan comunicou ao Plenário que o texto da MP 636/13 será encaminhado à sanção da presidente Dilma Rousseff.