Categorias: Brasil

Governador destaca avanços do Estado na abertura de pequenas empresas

Teotonio Vilela abriu IV Fórum de Pequenas e Micro Empresas que contou com a presença do ministro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República, Guilherme Afif.

Agência Alagoas

Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela participou, na manhã desta sexta-feira (30), da abertura da IV Reunião Plenária do Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas, acompanhado pelo ministro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República, Guilherme Afif, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e demais autoridades envolvidas com o tema.

Teotonio Vilela destacou a importância de o Estado abrigar o evento deste porte que, segundo ele, foi engrandecido pela presença do ministro Guilherme Afif. “O ministro é um grande incentivador das micro e pequenas empresas em todo Brasil, uma vez que convenceu a presidenta Dilma a criar o Ministério. Ele está peregrinando pelo Brasil, incentivando a criação de mais empresas, gerando renda”, destacou.

O governador lembrou que, em Alagoas, o cenário não é diferente. De acordo com ele, em 2007 eram oito mil micro e pequenos negócios formalizados, hoje são 85 mil. “As micro e pequenas empresas estão ocupando um espaço significativo na economia do Estado. Seja o pequeno agricultor familiar que está cada vez mais procurando a formalidade, seja o empresário de outras atividades não agrícolas, a maioria está procurando se tornar formalizado como pequeno empreendedor”.

Teotonio destacou ainda os avanços do Governo na promoção da formalidade. “Preparamos essas pequenas empresas a se adequarem à legislação e, dessa forma, se beneficiar com o que a lei diz. Temos preparado as Secretarias de Estado para as compras governamentais, como mais uma ferramenta de incentivo aos pequenos empreendedores. Pela Seplande, estamos instruindo cada secretário para viabilizar e facilitar a aquisição dos pequenos negócios, como também preparando os empresários para se adequarem as normas”, acrescentou.

Segundo o governador, o Estado tem avançando, por meio da Redesim, desburocratizando e facilitando a vida do pequeno empreendedor. “Hoje, em Alagoas, em 48h se abre uma empresa, antes eram 48 dias. Existe uma diferença significativa. Isso é muito importante para Alagoas, que é um Estado pobre. Logo, quando se abre um negócio, o efeito é maior que em outro Estado que tem economia mais robusta. A pequena empresa emprega”, reforçou.

O Fórum, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae, aborda o tema “Caravana da simplificação: mobilizando pelo Novo Simples Nacional e pela Redesim”. O objetivo do encontro é fortalecer e estimular ações de negócios para as micro e pequenas empresas do Estado.

O evento ainda contou com a presença da secretária da Seplande, Poliana Santana, do presidente do Sebrae, Marcos Vieira, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), além de outros órgãos afins.