Categorias: Maceió

Lazer na Praça recebe abertura da Semana do Meio Ambiente

Além da solenidade de abertura, o domingo teve ainda um momento simbólico: o plantio de cinco novas árvore

Marco Antônio/Secom Maceió

Semana do Meio Ambiente na Praça do Centenário.

A Semana Mundial do Meio Ambiente já começou em Maceió. A abertura aconteceu na manhã deste domingo (01), na Praça do Centenário, durante o Lazer na Praça, mas a programação segue até o dia 08 de junho. Quem foi até local para participar da diversão dominical encontrou uma programação diferenciada preparada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Em toda a área, além das atividades de lazer, estandes e comércio que fazem parte da atração de todos os domingos, esta edição foi incrementada pelas atividades alusivas à temática ambiental.

Além da solenidade de abertura, o domingo teve ainda um momento simbólico: o plantio de cinco novas árvores. As novas mudas foram colocadas em substituição à árvore centenária da praça que tombou devido às chuvas no dia 13 de maio. A distribuição de mudas, que sempre acontece no estande da Sempma, também foi reforçada. Dessa vez, uma diversidade ainda maior de espécies estava à disposição dos interessados em levar mais verde para casa: aroeira, palmeira leque, pingo de ouro, graviola, pitanga, ipê roxo, ipê de jardim e ipê rosa, além de xiquisória e pinha, estavam sendo distribuídos.

“Nossa expectativa para esta semana é muito boa. Temos o tema central, indicado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, que é o ‘Aumente a voz e não o nível do mar’, mas várias temáticas serão trabalhadas em uma variedade de atividades que estão só começando e se estenderão por toda a semana”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente Raphael Wong.

“As atividades da Semana como um todo foram cuidadosamente planejadas. Pesquisamos e estudamos cada detalhe”, esclareceu a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Eva Moraes. Por isso, temas como educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva, preservação, destinação correta e redução de geração de resíduos são alguns dos temas desenvolvidos não só no domingo, mas durante os próximos dias.

“Também estamos arrecadando material reciclável para utilizar nos eventos e para destinar a cooperativas que trabalham com reciclagem”, completou Eva. A coordenadora lembra que a programação segue e também estará na edição do Projeto Bairro Vivo, que acontece no próximo sábado (07), no Bom Parto.

“A Centenário tem vivido dias de muita alegria, mas o dia de hoje está recebendo um toque muito especial e levanta a bandeira da defesa e da preocupação com o meio ambiente. Nos sentimos felizes e prestigiados por receber a abertura da Semana do Meio Ambiente”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer Antônio Moura.

As crianças receberam uma atenção especial da organização. Trilha ecológica, oficinas, quebra-cabeça, atividades de pintura e jogos educativos movimentaram os pequenos enquanto se ensinava sobre a importância de cuidar da natureza. “A preocupação com tudo o que envolve o meio ambiente deve começar desde cedo. Esta sempre foi uma preocupação da Sempma. Por isso, não só hoje, não somente durante a semana, mas sempre estamos trabalhando a conscientização das crianças e, através delas, de toda a população de Maceió”, reforçou Wong.

Um dos pontos altos da Semana do Meio Ambiente em Maceió é a emissão do Relatório Sustentável. Quem explica a iniciativa é a diretora da empresa de consultoria sustentabilidade Bem Raiz, Patrícia Barroso. “O Relatório Sustentável é algo novo em eventos no Brasil. Ele prima pela gestão sustentável do evento seguindo diretrizes internacionais e contempla as etapas do planejamento à execução. Engloba o evento com um todo, mas preza pelo engajamento de todos os participantes”, afirmou.

Toda a organização é pautada na preservação e adoção de medidas que, embora sejam aparentemente simples, fazem a diferença na questão da sustentabilidade. “Um exemplo prático: tínhamos a opção de fornecer copos de água, mas isso geraria muitos resíduos cada vez que alguém precisasse beber água. Fizemos diferente. Optamos por utilizar garrafões de 20 litros e entregamos um copo reutilizável para cada participante”, esclareceu Patrícia.

Mas, além da equipe das Sempma e dos órgãos da Prefeitura, a Semana está recebendo apoio de entidades parceiras como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que levou uma série de atividades e materiais educativos e do Centro Universitário Cesmac, que teve participação determinante dos alunos do curso de Biologia, que atuaram como voluntários e levaram uma casa sustentável para a praça, toda feita com materiais reutilizados como bambu, garrafas pet e jornais.

Crianças da Escola Municipal Professora Silvia Celina Nunes Lima também levaram informação para os visitantes da praça. Através do projeto Aquarela no Prato, eles informaram sobre a importância da alimentação natural e saudável. A abertura contou ainda com a participação do deputado estadual João Henrique Caldas e de representantes do grupo responsável pelo Piquenique Vegetariano Vegano.