Em assembleia com aposentados, presidente do Senado diz que vai buscar acordo para liberação das perdas salariais
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), assegurou nesta segunda-feira (2) a centenas de aposentados da antiga Ceal (hoje Eletrobrás Alagoas) todo apoio para um acordo com o governo federal que viabilize o pagamento das perdas decorrentes do Plano Bresser nos vencimentos da categoria.
Renan participou, no auditório superlotado do Sindicato dos Urbanitários, no Centro de Maceió, de uma assembleia dos aposentados – também com funcionários da ativa –, junto com representantes do sindicato, da Associação dos Aposentados e da Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência (Faceal). Também participou o deputado estadual Judson Cabral (PT).
Em abril, o presidente do Senado havia recebido em Brasília os representantes dos trabalhadores, para buscar um acordo com o Ministério das Minas e Energia que libere os valores – os trabalhadores ganharam a causa em todas as instâncias da Justiça.
“Minha presença aqui é o compromisso de que nós vamos batalhar até que essa novela chegue ao fim”, disse Renan, lembrando que o processo já dura mais de 20 anos. O senador informou que até o fim da próxima semana vai chamar novamente representantes do governo federal para que se chegue a um acordo em torno do montante que o governo federal poderá liberar para pagar as perdas.
– Isso está parecendo aquelas novelas da televisão que, quando a gente pensa que está terminando, alguém acrescenta capítulos novos. Não vamos deixar que isso continue acontecendo – afirmou Renan, sob aplausos.