Categorias: Futebol

Santa Cruz mantêm sequência de vitórias, bate a Ponte Preta

O Santa Cruz, invicto na competição, chegou a sua terceira vitória seguida.

Coralnet

Santa Cruz vence mais uma

Embalados por duas vitórias seguidas e separados por apenas três pontos na classificação, Santa Cruz e Ponte Preta se encararam no estádio do Arruda, em Pernambuco, pela décima rodada da Série B – a última antes da paralisação para a Copa do Mundo. Quem deu continuidade às vitórias foi o time da casa, que ganhou por 2 a 1, com gols de Renatinho e Pingo, e chegou à 6ª colocação no campeonato, com 16 pontos, encostando na Ponte Preta e no G-4. O gol da Ponte foi marcado por Jonathan Cafu.Os donos da casa estavam – e continuaram – invictos, com sete empates e duas vitórias até então. Contavam com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas seis gols em nove partidas. Já a Ponte Preta, dona do segundo melhor ataque, foi à Pernambuco em busca dos três pontos que lhe garantiriam no G-4. Para isso foi ao campo com três atacantes: Edno, Jonathan Cafu e Alexandro Créu.

O jogo

Como já era de se esperar pelo esquema ofensivo, a Ponte Preta começou atacando e foi quem primeiro ofereceu perigo na partida. Logo aos 2 minutos, Daniel Borges lançou o lateral-esquerdo
Bryan
, que recebeu na área e bateu forte, mas sem muita direção.

Mesmo com o domínio da Ponte, o Santa Cruz buscou o ataque, e em sua primeira investida ofensiva, aos 8 minutos, uma bela trama ofensiva culminou em um golaço de letra do lateral Renatinho após cruzamento da direita.

O Santa Cruz controlava a partida, com ótima atuação do atacante Léo Gamalho, que voltava ao time após suspensão na última rodada e criava oportunidades para os meias da equipe baterem de longe em direção ao gol ponte-pretano.

A Ponte Preta voltou a levar perigo aos 18 minutos. Em boa tabela entre Edno e Daniel Borges, o lateral chegou batendo forte para defesa de Thiago Cardoso. Na sobra, Edno, o artilheiro do campeonato até então, bateu para fora. O lance deu ânimo ao time de Campinas.

Pressionado, o time pernambucano buscou se fechar atrás e esperar por um contra-ataque, enquanto a Ponte chegava constantemente no ataque e se aproximava do gol de empate, que não saiu. Aos 32, o contra-ataque veio, Léo Gamalho acionou Pingo, que entrava entre os zagueiros da Ponte, o atacante fintou o goleiro Roberto e só completou para a rede: 2 a 0 Santa Cruz.

No final da primeira etapa, o tricolor quase chegou ao terceiro. Carlos Alberto recebeu livre na área e tentou chutar no canto direito, a bola passou rente a trave assustando o goleiro Roberto.

O segundo tempo começou com a Ponte buscando diminuir o placar e dominando a partida no campo ofensivo. O Santa por sua vez, só esperava mais uma chance para definir a partida. O jogo ficou mais truncado que na primeira etapa e as chances de gol eram muito raras.

A situação da Ponte se complicou aos 20 do segundo tempo. O zagueiro César tentou parar Pingo que avançava na ponta-esquerda, falta assinalada e segundo cartão amarelo para o jogador da Ponte Preta, que além dos dois gols de diferença, agora tinha que lidar com o fato de jogar com um jogador a menos.

Se o jogo já estava travado, após a expulsão ficou ainda mais, pouco se viu de produtivo na partida até o seu final. A Ponte perdeu muito do seu poder ofensivo e o Santa Cruz, contente com a vitória, só controlava a partida.

Em um dos últimos lances da partida, aos 45, Léo Gamalho recebeu bola alta na área e cabeceou forte ao lado do gol. Apesar de ter 16 gols na temporada, o atacante ainda não marcou na Série B.

O jogo chegava ao seu final, mas ainda deu tempo da Ponte diminuir. Aos 46, Jonathan Cafu recebeu na área e marcou.

Com a pausa para a Copa do Mundo, as equipes só voltam a jogar no dia 15 de julho. O Santa Cruz viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Vasco, enquanto a Ponte Preta recebe a Portuguesa no Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA:
SANTA CRUZ-PE 2 X 1 PONTE PRETA-SP

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Data: 03 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 horas (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Marconi Helbert Vieira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Cartões Amarelos: Danilo Pires, Memo (Santa Cruz), César, Alexandro, Daniel Borges (Ponte Preta)
Cartão Vermelho: César (Ponte Preta)
Gols: Renatinho, aos 8 minutos do primeiro tempo; Pingo, aos 32 do primeiro tempo; Jonathan Cafu, aos 46 do segundo tempo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho (Tony) , Renan Fonseca, Éverton Sena e Renatinho; Memo, Sandro Manoel, Danilo Pires e Carlos Alberto (Betinho); Pingo (Emerson Santos) e Leo Gamalho
Técnico: Sérgio Guedes

Ponte Preta: Roberto; Daniel Borges, César, Gilvan e Bryan; Juninho, Élton e Adrianinho (Rodolfo), Edno (Antonio Flavio), Jonathan Cafu e Alexandro Créu (Luan)
Técnico: Dado Cavalcanti