Categorias: Maceió

Defensores Públicos Gerais se reúnem durante reunião do Condege em Maceió

Defensores Públicos Gerais se reúnem durante reunião do Condege em Maceió

Assessoria

Defensores Públicos Gerais se reúnem durante reunião do Condege em Maceió

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas participa, desde a manhã de hoje (6), da V Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege). O encontro, que reúne Defensores Públicos Gerais dos estados brasileiros, tem como objetivo unir as instituições e debater assuntos de interesse geral das Defensorias.

Entre os temas debatidos está a atuação das Defensorias Públicas na Copa do Mundo. Durante o evento, nas Defensorias Públicas dos estados sede de jogos do torneio, haverá equipes plantonistas integradas por Defensores Públicos para prestar assistência e orientação jurídica nos estádios e em eventuais manifestações públicas durante o evento esportivo.

“Os plantões terão como objetivo a prestação de orientação jurídica e tomada das medidas judiciais e extrajudiciais necessárias em caso de violação de direitos e assistência judicial aos acusados garantindo-lhes o contraditório e ampla defesa”, informou a presidente do colegiado, a defensor pública geral do Estado do Ceará, Andrea Maria Alves Coelho, ressaltando que uma lista será divulgada contendo informações sobre os locais de plantão e os Estados que irão aderir ao plantão.

É a primeira vez que acontece a reunião do colegiado em Maceió. Com a presença de representantes das Defensorias Públicas, o encontro serve para discutir e traçar políticas institucionais de todas as Defensorias no Brasil.

Também foi discutida, na manhã de hoje, a aplicação imediata da Emenda Constitucional 80/2014, que tem como objetivo principal a presença de defensores públicos em todas as comarcas e que foi promulgada, pelo Congresso Nacional, no começo desta semana. O prazo é de que, em oito anos, a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.

Na oportunidade, foi debatida a criação de uma comissão pelo Condege para estudar a referida emenda, como também para que as Defensorias estaduais criem comissões para estudar e atualizar as suas respectivas leis estaduais.

O evento, que irá terminar no final da tarde de hoje, conta com a presença dos defensores públicos gerais Daniel Coêlho Alcoforado Costa (DPGE/AL); José Ricardo Vieira Trindade (DPGE/AM); Andrea Maria Alves Coelho (DPGE/CE); Gilmar Alves Batista (DPGE/ES); Cleomar Rizzo Esselin Filho (DPGE/GO); Mariana Albano de Almeida (DPGE/MA); Djalma Sabo Mendes Júnior (DPGE/MT); Manoel Jerônimo de Melo Neto (DPGE/PE); Nilson Bruno Filho (DPGE/RJ); Jeanne Karenina Santiago Bezerra (DPGE/RN); Nilton Leonel Arnecke Maria (DPGE/RS); Dion Nóbrega Leal (DPGE/AC); Edvaldo Caires Lima (Subdefensor DPGE/RO); Stélio Dener de Souza Cruz (DPGE/RR); Glauco David de Oliveira Sousa (DPE/MG).

HOMENAGENS

Ao abrir a V Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), o defensor público Geral do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado e a presidente do Condege, Andrea Maria Alves Coelho, prestaram homenagem ao Presidente do Senado, o senador Renan Calheiros, que foi representado pelo seu filho, o deputado federal Renan Calheiros Filho, pelo importante apoio dedicado ao fortalecimento da Defensoria Pública.
No segundo momento da reunião, membros do colegiado também irão homenagear o governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, reconhecendo toda a contribuição dedicada, durante toda sua trajetória política, pelo fortalecimento da Defensoria Pública nacional e, em especial, a Defensoria Pública de Alagoas.