Arraiá Bom Conselho inicia concurso homenageando Zé do Rojão.
Os preparativos começaram ainda em fevereiro deste ano. E o resultado não poderia ser outro: as cores e as caras do Nordeste estavam todas lá, estampadas dentro do palhoção do Arraiá Bom Conselho, no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, dando início ao maior São João comunitário do Brasil, neste domingo (8).
Logo na entrada da Rua Bom Conselho – que aliás dá nome ao arraial –, uma fotografia do homenageado não somente da Prefeitura de Arapiraca, mas também da comunidade: o radialista e poeta Zé do Rojão sentado ao sofá.
O clima era justamente este, de que a cultura nordestina repousava naquele recinto, tomado por uma vila cenográfica repleta de carroças, poços d’água, Casa do Coroné, fogueiras, Estúdio Zé do Rojão, delegacia, igreja, praça, casa da costureira e brincadeiras alusivas ao sítio como pesca e jogo de argolas.
Segundo o organizador do Arraiá Bom Conselho, há 23 anos esta festa acontece no local. "Nesta mesma rua, diga-se. É um trabalho que a gente vem pontuando, ano após ano, para unir mais a comunidade, para que haja esta integração dos moradores que vocês estão vendo. Mesmo se não fôssemos participar deste 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas, iríamos pedir permissão para fechar essa via e realizar o festejo, de todo modo, para não deixar esse sentimento ir embora", conta Odilon Tenório.