Sete cidades-sede vão receber 583 produtos do artesanato local.
As 583 peças artesanais alagoanas selecionadas pelo Ministério da Cultura, através do edital do projeto Vitrines Culturais, foram encaminhadas, na manhã desta segunda-feira (09), para sete cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento, por meio da sua Diretoria de Design e Artesanato, que coordena o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), é responsável pela entrega dos materiais.
De acordo com a diretora de Artesanato e Design da Seplande, Dyslene Teles, o Ministério da Cultura firmou uma parceria com os Correios, e fará com que todo o material chegue ao destino até esta terça-feira. “Os produtos já sairão de Alagoas com destinos certos. Já na quarta-feira, os produtos estarão disponíveis para a comercialização”, explica.
As cidades que receberão as peças são: Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Manaus. Ainda de acordo com Dyslene Teles, esta será mais uma oportunidade de mostrar o artesanato alagoano para turistas nacionais e internacionais. “Com o Vitrines Culturais, o trabalho dos artesãos alagoanos será visto por turistas do mundo inteiro”, comenta.
Os produtos que serão comercializados são dos mais variados tipos como: barro, madeira, argila, palito de fósforo e couro. Um dos produtos selecionados foi a escultura da Cabeça de Guerreiro, feito com barro pelos artesãos José Antônio e Laelson, de União dos Palmares.