Também não assinem documentos, como procurações, com a promessa de recebimento de algum pagamento atrasado.
A gerência do INSS alerta aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários que não passem informações sobre seus dados, principalmente número do benefício e senha para ninguém, seja pessoalmente ou por telefone. A senha é sigilosa e com essas informações os estelionatários podem sacar o dinheiro do benefício ou até fazer empréstimos. Também não assinem documentos, como procurações, com a promessa de recebimento de algum pagamento atrasado.
Se o aposentado for procurado, não deve entregar documentos ou dar qualquer informação. E pode denunciar a tentativa na delegacia mais próxima e na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Para isso, basta ligar para o telefone 135. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria-Geral”.
Se cair no golpe, informando número do cartão e senha, deve ir imediatamente ao banco, para bloquear o cartão e providenciar a emissão de um novo. E também deve comunicar a agência do INSS onde o benefício é mantido.
No início deste mês a Polícia Civil de Alagoas divulgou a fotografia de um homem acusado de estelionato. Ele aplicou golpes nos beneficiários do INSS na cidade de Messias. Ele se identificava como advogado e procurava aposentados e pensionistas do INSS, dizendo que eles “tinham direito a um dinheiro liberado pela presidente Dilma”. E alguns assinaram procurações e com este documento fez empréstimos bancários.
Quando o segurado tem direito de receber valores atrasados, o INSS paga diretamente na conta do benefício, não sendo necessário solicitar o pagamento. Se os valores decorrem de ação judicial, o aposentado ou pensionista deve se informar no sindicato da sua categoria profissional e nas federações de aposentados.
Os beneficiários também devem ficar atentos e não devem confiar em pessoas que prometem apressar andamento de processos, liberar valores atrasados, vender produtos, entre outras facilidades. Os estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar as pessoas.
Há também casos de fraude que ocorrem nos requerimentos de benefícios, que costuma sair caro para o segurado. Ou há a cobrança por um serviço que o segurado obtém gratuitamente em uma das agências do INSS ou, ainda, “montam” documentos para garantir um direito indevido e quando a fraude é descoberta apenas o beneficiário responde, tendo que devolver o dinheiro que recebeu, além de responder a processo criminal na Polícia Federal.
O cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é de graça, se for feito por telefone fixo, ou tem custo de uma ligação local, se for feito de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pela internet no Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br).