Categorias: Justiça

Defensoria Pública participa de 3º Seminário Regional de Boas Práticas

Defensoria Pública participa de 3º Seminário Regional de Boas Práticas

Assessoria

Defensoria Pública participa de 3º Seminário Regional de Boas Práticas

Termina hoje, no final da tarde, o 3° Seminário Regional de Boas Práticas, uma ação realizada pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Faculdades de Medicina e de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e que conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), Secretaria de Estado da Paz, Poder Judiciário e diversos órgãos estaduais.

Conforme a organização, a iniciativa faz parte do projeto “Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas”, que busca a construção de soluções interdisciplinares, em consonância com o decreto presidencial nº 7.637/2011, que instituiu o programa “Crack, é Possível Vencer”, e com os provimentos 4 e 9 do CNJ, que definem medidas para o bom desempenho da atividade judiciária na implantação das ações de atenção e reinserção social de usuários ou dependentes.

Durante a solenidade de abertura, ocorrida ontem, no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), o defensor público geral do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado, ressaltou a importância deste evento no Estado. “O problema da dependência química atinge a todos na sociedade atual o sistema de justiça precisa estar inserido na rede de proteção em busca de caminhos que minimizem o sofrimento daqueles que ingressaram no mundo das drogas. Esse é o grande objetivo desse debate”, disse o defensor sobre o seminário que contou com a participação de vários defensores públicos.

PROGRAMAÇÃO

Ainda hoje, às 14 horas e 30 minutos, painéis com debates dentro do tema Boas Práticas na Aplicação da Lei de Drogas, terá como mediadora a juíza do Estado de Alagoas e assessora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marina Gurgel da Costa. Entre os palestrantes, estará o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), que irá falar sobre “Drogas: por uma política da intervenção mediadora”.