Categorias: Meio Ambiente

Prêmio de jornalismo ambiental será entregue no sábado

O homenageado, a exemplo dos vencedores do Prêmio, só será conhecido durante a solenidade de premiação.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal) e a Braskem entregam no próximo sábado mais um prêmio de jornalismo ambiental, destinado a profissionais da imprensa que, entre maio de 2013 e maio de 2014, destacaram-se na cobertura de assuntos ligados ao meio ambiente.

A entrega do Prêmio será no Espaço Pierre Chalita (Jaraguá), a partir das 20h30. Além de jornalistas, participarão do evento estudantes de jornalismo, empresários da comunicação, ambientalistas, dirigentes de órgãos públicos e outras autoridades. Cerca de 600 pessoas são esperadas para a festa, que terá a apresentação da jornalista Maria Júlia Coutinho, repórter do tempo na TV Globo.

Cerca de 50 jornalistas concorrem nesta edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, que já existe há dez anos. Os profissionais inscreveram quase cem reportagens veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet. O concurso também premia estudantes de jornalismo que produziram matérias para os veículos laboratórios das faculdades.

O julgamento final das reportagens será nesta sexta-feira. Uma equipe de jornalistas e técnicos, de Alagoas e outros estados, irá se reunir para indicar o 1º, 2º e 3º colocados em sete categorias: Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Radiojornalismo, Webjornalismo e Estudante. Os vencedores receberão troféus e devem dividir R$ 48 mil.

As novidades do Prêmio este ano são a introdução da categoria Radiojornalismo e da Medalha Octávio Brandão. A medalha se destina a uma instituição ou personalidade que tenha prestado relevantes serviços à causa ambiental e à sustentabilidade em Alagoas. O homenageado, a exemplo dos vencedores do Prêmio, só será conhecido durante a solenidade de premiação.