Categorias: Educação

Programa Saúde na Escola tem 100% de adesão em Alagoas

Programa Saúde na Escola tem 100% de adesão em Alagoas.

Ascom/SEE

Programa Saúde na Escola tem 100% de adesão em Alagoas

Todos os 102 municípios alagoanos fizeram adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) em 2014, parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem como objetivo promover uma cultura de promoção da saúde e prevenção de doenças entre os estudantes brasileiros. Em Alagoas, o programa conta com o apoio das secretarias estaduais da Saúde (Sesau) e da Educação e do Esporte (SEE).

O público beneficiário do PSE é composto por estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além de Alagoas, apenas outros cinco estados brasileiros conseguiram atingir a meta de 100% de adesão entre os seus municípios: Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Roraima.

Benefícios – Durante as ações do PSE são efetuados exames de prevenção, acuidade visual, saúde bucal, vacinas, ocular e antropometria. Além de orientações sobre alimentação saudável, cultura da paz e direitos humanos. Caso o aluno seja diagnosticado com algum problema de saúde ele será encaminhado para tratamento médico pelo programa.

“Com todas as atividades do programa, o rendimento escolar, a qualidade de vida e a autoestima dos alunos melhoram muito. Além disso, o Programa Saúde na Escola faz com que os alunos que não têm condições de ir ao médico tenham acesso a exames dentro da escola, fazendo a prevenção e evitando problemas de saúde”, explica a Coordenadora geral do PSE na SEE, Marli Aciole.