Medida atende a orientações do MEC e foi divulgada em portaria de dezembro de 2013.
Duzentos e oitenta escolas da rede estadual de ensino terão recesso de 12 a 29 de junho de 2014, período que coincide com a realização da Copa do Mundo. A medida, que segue orientação do Ministério da Educação (MEC), foi divulgada na Portaria 1774 da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 11 de dezembro de 2013 e regulamenta o ano letivo de 2014.
Este período contempla as escolas que iniciaram o ano letivo 2014 no mês de fevereiro. Em 40 unidades de ensino com calendário diferenciado ou onde o município não aderiu ao recesso (e o transporte escolar é feito por meio do regime de colaboração entre Estado e Município), as aulas serão paralisadas apenas nos dias de jogo da seleção brasileira, sendo posteriormente repostas.
Caso o Brasil avance para as próximas etapas da competição, também não haverá aula nos dias de jogo, sendo as mesmas compensadas futuramente.
“As escolas tiveram autonomia para se organizar e o calendário de 2014 foi elaborado de forma a cumprir os 200 dias letivos exigidos por lei. Nesse período de recesso escolar, a Secretaria de Educação e as coordenadorias regionais funcionarão normalmente, com exceção dos jogos do Brasil, quando as repartições públicas funcionarão no horário das 8h às 13h”, explica superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Cláudia Tenório.