Secretário Jorge Villas Boas, avaliou mudanças na Saúde com a implantação do projeto e destacou desafogamento do HGE.
O segundo bairro mais populoso de Maceió recebe, nesta sexta-feira (13), o mutirão Saúde em Movimento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na Escola Estadual Theonilo Gama. Mesmo com um ritmo menor do que o esperado pela Sesau, que aguardava entre mil e 1.200 pessoas, a população teve acesso a exames de oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia de graça.
De acordo com o secretário Jorge Villas Boas, a ação tem ajudado a desafogar o número de atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) – responsável por atendimentos de urgência e emergência. “Os exames são especialidades que foram priorizadas dentro de estratégias que visam desafogar o HGE e oferecer consultas que não possuem no Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz o secretário.
O movimento baixo é avaliado por Villas Boas como um efeito pós-jogo do Brasil que estreou nessa quinta-feira (12) na Copa do Mundo.
Este é o segundo mutirão realizado no bairro, sendo o quinto em Maceió. “A porta de entrada do sistema de saúde é a necessidade básica de um posto de saúde, onde há como resolver no mínimo 80% dos problemas da população como o controle da pressão alta, diabetes e também dando remédio adequado para uma doença que está começando”, avalia o secretário.
Com a inauguração de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Trapiche e no Benedito Bentes, o secretário espera que o problema do HGE seja ainda mais minimizado. De acordo com Villas Boas, a unidade do Trapiche localizada na Rua Cabo Reis está pronta e aguarda posicionamento da Prefeitura de Maceió que deve gerir a unidade. “Com o funcionamento dessas duas UPAs e com todas as medidas e investimentos no HGE de ampliação e a estratégia dos mutirões nós vamos desafogar o sistema de Maceió e melhorar com certeza o atendimento no HGE”, conclui.
O mutirão já foi realizado em pelo menos 10 regiões do Estado vindo a atender cerca de 15 mil pacientes. Na última semana, a equipe de saúde atendeu a população do Conjunto Eustáquio Gomes.