Cerca de 140 casais oficializarão a união
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, em parceria com a Secretaria de Articulação Social e do Tribunal de Justiça de Alagoas, realizarão, na segunda-feira (16), o casamento coletivo no sistema prisional. A cerimônia acontecerá no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e celebrará a união de cerca de 140 casais de todas as unidades prisionais, incluindo o Presídio do Agreste.
No período da manhã os noivos assinarão os papéis necessários à legalização do casamento civil, trabalho que será desenvolvido por funcionários do Cartório do 6º Ofício Civil e do Tribunal de Justiça de Alagoas. A partir das 14h, o juiz de direito oficializará a união dos casais e um pastor realizará a cerimônia religiosa.
O casamento coletivo é uma ação de cidadania realizada pela Seris, que visa fortalecer os vínculos familiares. Este é o segundo casamento coletivo realizado pela Instituição. Durante o primeiro evento, em 2013, mais de 200 casais participaram da cerimônia. Após a cerimônia, haverá uma festa com o tradicional bolo de noiva, DJ e a participação do cantor Tony Câmara.
Segundo o que determina a Lei de Execuções Penais (LEP), o casamento ou a união estável são fundamentais para acesso da visita ao estabelecimento penal, além de proporcionar outras garantias legais que são obtidas por meio da oficialização do matrimônio.