Categorias: Brasil

Barbosa classifica de ‘baixaria’ insultos contra Dilma na Copa

Presidente do Supremo acompanhou primeiro jogo da seleção em SP. Ele não quis comentar questões envolvendo o processo do mensalão do PT.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, comentou nesta segunda-feira (16) os xingamentos contra a presidente Dilma Rousseff no primeiro jogo da Seleção na Copa do Mundo, em São Paulo, na última quinta (12).

Ao chegar para sua última sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Barbosa anunciou que irá se aposentar até o fim deste mês -, o magistrado disse estar "adorando" o Mundial da Fifa e comentou que, até agora, só assistiu ao jogo de abertura. Ele comentou que gostou do desempenho da seleção, mas criticou os xingamentos à presidente da República. "Baixaria. Foi um horror", enfatizou.

A própria presidente Dilma já comentou sobre o episódio e afirmou que não se deixaria "abater" e que "perdoa" para não guardar o "veneno do ódio no coração".

Joaquim Barbosa não quis comentar questões relacionadas ao processo do mensalão do PT. Perguntado se levaria ao plenário os recursos do ex-presidente do PT José Genoino, que pede para voltar à prisão domiciliar, e dos condenados que tentam obter trabalho externo, ele apenas disse: "Hoje vocês terão notícias sobre isso."

Na semana passada, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende Genoino, foi ao plenário do Supremo pleitear a análise do recurso. Barbosa informou que o tema não estava na pauta e pediu que o advogado permitisse a continuidade do julgamento. Como o advogado se recusou, Barbosa mandou que seguranças retirassem o advogado do plenário.

Depois, um segurança do Supremo disse que o advogado estava "visivelmente embriagado".