Categorias: Maceió

Associação dos Idosos recebe três denúncias diárias de maus-tratos

Segundo Lurdinha, da Associação dos Idosos de Arapiraca, falta de respeito no trânsito é bastante comum e tem origem na família.

O acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (16) e que vitimou Narcísio José de Moura, 73 anos, que morreu após ser atropelado por um ônibus da Real Alagoas ao tentar atravessar a Avenida Fernandes Lima, foi o segundo que termina em morte de idosos no trânsito em 11 dias.

Segundo Lurdinha, da Associação dos Idosos de Arapiraca, a associação recebe diariamente entre duas a três denúncias por dia de maus-tratos ao idoso. “Falta de respeito ao lugar do idoso em coletivos é constantemente, um dia desses soube de um ônibus que fechou a porta traseira no idoso enquanto descia, são maus-tratos físicos e psicológicos”, disse.

Ainda para Lurdinha, a causa do problema começa em casa. "Tudo está relacionado ao trato da família, ao respeito. Muitos discriminam", alerta.

No último domingo (15) foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa. Para debater esse problema uma sessão pública será na tarde de hoje na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), entre elas o respeito ao idoso no trânsito estará em pauta.

Não há estatísticas oficiais sobre o assunto, mas as associações seguem trabalhando em parceria com o Ministério Público e outras entidades visando assegurar o direito dos idosos, previstos na legislação.