Denúncia de possível contaminação leva equipe a coletar amostras
Técnicos da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) e da Diretoria de Laboratório (Dilab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletaram na última sexta-feira (13), amostras de água do rio Mundaú. O IMA recebeu a denúncia de que havia uma quantidade de peixes mortos nas proximidades da entrada da cidade de Santa Luzia do Norte.
A equipe do Instituto foi até o local denunciado para realizar uma vistoria, no entanto, ao chegar lá não verificou nenhum peixe morto, nem indício aparente de contaminação da água.
Mesmo assim foi feita coleta de água em três pontos do rio. “O teste de oxigênio dissolvido realizado na hora não apontou nenhuma irregularidade. Aparentemente, a água está com a quantidade de oxigênio exigida pela legislação”, informou o diretor de monitoramento e fiscalização, Carlos Eduardo Godoy.
Além do teste de oxigênio dissolvido, ainda foram realizadas as medições de temperatura, também em três pontos do rio. O valor resultante foi considerado normal. A água coletada passará, agora, por testes laboratoriais para análises físico-químicas e microbiológicas. Os resultados devem sair em uma semana.