Uma ação educativa para orientar os riscos da combinação álcool e trânsito foi realizada em um dos trechos da orla de Ponta Verde, em Maceió, na manhã desta terça-feira, 17. Esse ano, com uma preocupação a mais, a combinação festas juninas e a realização dos jogos do mundial de futebol da Fifa tem despertado a atenção da Diretoria de Educação de Trânsito da SMTT.
Segundo Juliana Nomande, neste período os condutores de veículos tem a ‘cultura’ de se exceder e as principais imprudências registradas pelos agentes de trânsito da SMTT são consumo de bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade.
A orientação é realizada todos os anos em vários pontos da cidade. Esse ano o apoio foi reforçado com o apoio dos bombeiros mirins. Na ocasião, eles pediram “mais cautela” aos condutores de veículos.
De acordo com Nomande, os veículos abordados receberam orientação e foram guias informativos, compostos de cartazes e panfletos.
Segurança
Os números de infrações e aplicação de multas poderiam ser bem maiores. De acordo com um agente de trânsito, casos de intimidações, ameaças e agressões foram registradas e têm preocupado os agentes.
Ainda de acordo com ele, falta de cursos que orientem os agentes a agir em várias situações de enfrentamento e abordagem do condutor infrator, “sem que sejamos exposto, uma vez que não trabalhamos armados, nem temos coletes de bala”.
Nestas situações, ainda segundo ele, os agentes têm realizado os trabalhos de fiscalização com a presença de militares, como do Batalhão de Trânsito.