A cantora profissional Alama Kante cantou durante uma cirurgia de remoção de um tumor da sua garganta, para evitar que suas cordas vocais fossem danificadas. Em um procedimento inédito, Kante tomou apenas uma anestesia local e foi hipnotizada para sentir menos dores durante a operação.
Segundo o médico responsável pela cirurgia, Giles Dhonneur, essa foi a primeira vez que um tumor foi removido usando essa técnica, já que normalmente ela é feita com anestesia geral. O procedimento foi feito em abril, mas o médico só anunciou para a imprensa no final de semana, quando mostrou um vídeo em que Kante cantava enquanto ele a operava.
Viagem
Natural de Guiné mas morando atualmente na França, Kante tinha um tumor na glândula paratireóide. Ela disse que estava nervosa e com receio de perder sua voz. Dhonneur havia alertado que um simples escorregão do bisturi poderia destruir a voz da cantora. Como ela estava cantando durante os "momentos críticos", o cirurgião teve certeza que a operação "estava indo bem".
"A dor de uma operação desse tipo é intolerável se você está totalmente acordado. Só a hipnose permite suportar isso", teria dito Dhonneur ao jornal francês Le Figaro. "Ela entrou em transe quando escutou as palavras do hipnotizador. Ela foi muito longe, para a África, e começou a cantar… Foi incrível", disse.
O jornal britânico The Times informou que a cantora, que já se recuperou da cirurgia e também estava na conferência de imprensa, revelou que tinham perguntado