Após implantar o Pelotão Escolar com rondas diárias, 3º Batalhão de Polícia Militar irá realizar palestras lúdicas para a comunidade escolar.
A segurança que já havia sido reforçada há duas semanas com rondas escolares da Polícia Militar no entorno das unidades de ensino de Arapiraca será ainda maior dentro de 15 dias. O 3º Batalhão de Polícia Militar já está se articulando com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a 5ª Coordenadoria Regional de Ensino de Arapiraca para promover ações lúdicas e preventivas nas escolas.
De acordo com o comandante da Polícia Militar em Arapiraca, tenente-coronel Thulio Emery, alunos, pais e diretores escolares estão se sentindo mais protegidos com a implantação do Pelotão Escolar, que realiza rondas diariamente. “Apesar de recente, podemos perceber um clima de tranquilidade com a presença da polícia no entorno das escolas”. O comandante Thulio lembra ainda que até agora não foram registradas ocorrências com o patrulhamento da polícia.
Além das ações preventivas, a polícia elaborou um projeto para evitar o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas de fogo dentro das unidades de ensino. Para isso serão realizas palestras educativas, onde os policiais irão mostrar os males causados pelas drogas e como evitá-las, além de conscientizar os estudantes para que eles exerçam um papel cidadão na sociedade. Um assistente social e um psicólogo participarão da iniciativa.
Para colocar em prática o projeto lúdico, o coronel Thulio explica que a polícia elaborou um termo de cooperação técnica com as secretarias de educação. O projeto será finalizado nos próximos dias e beneficiará, sobretudo, as unidades de ensino localizadas em áreas de risco. A ação da Polícia Militar, que vem recebendo elogios da comunidade escolar, está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas.