Um grupo de 80 uruguaios viajou durante 36 horas para ver a partida entre Inglaterra e Uruguai nesta quinta-feira (19) na Arena Corinthians, em São Paulo. Eles saíram de Montevidéu na segunda-feira e fizeram uma parada em Florianópolis, em Santa Catarina. A viagem custou US$ 660 – cerca de R$ 1500.
Muitos desses torcedores viajaram mesmo sem ter ingressos para a partida. “Viemos pela viagem. Tentamos comprar ingressos pelo site oficial, mas não fomos sorteados. Vamos pra Fan Fest pra aproveitar o passeio”, disse Ezequiel Grosso, de 14 anos, que veio até o Brasil acompanhado da mãe. O menino espera uma final entre Uruguai e Brasil.
O grupo saiu do Uruguai na noite de segunda-feira (16). Depois de 24 horas de viagem, eles chegaram a Florianópolis, onde fizeram uma pausa. Na tarde de quarta-feira (18), saíram de Santa Catarina e chegaram na manhã de quinta a São Paulo. Na volta, após mais uma parada na Região Sul, os torcedores devem chegar ao país de origem na noite de sábado (21).
Os amigos Pablo Vieira e Diego Perez, ambos de 22 anos, reclamaram da distância da viagem, mas disseram que essa era a opção mais barata. “É longe, muito longe. Mas de avião é muito mais caro. Esse valor é a passagem, comida e duas noites em Florianópolis. Uma na ida e uma na volta, quando chegarmos lá amanhã. De avião não dá”, contou Pablo.
A torcida está animada para a jogo, mas como a grande maioria de uruguaios que estava em Itaquera nas horas que antecediam a partida, colocam toda a esperança em um único jogador. “Sem [José] Suárez não temos chance. Você viu contra a Costa Rica, imagina contra a Inglaterra. Sem Suárez não temos chance.”, lamentou.
Segundo um motorista, foram percorridos 2 mil quilômetros de Montevidéu até São Paulo. Os turnos entre os que guiavam os ônibus eram trocados a cada 300 quilômetros. “Acha muito? Ainda tem os 2 mil da volta”, lembrou o motorista.