O maceioense compareceu ao espaço organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).
O som, o ritmo e as cores do São João tomaram o bairro de Jaraguá e toda a cidade de Maceió. Os festejos juninos no Arraial Central foram abertos oficialmente na noite dessa quinta-feira (19). O maceioense compareceu ao espaço organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).
“No nosso Jaraguá e a população vem curtir a festa num clima de alegria e tranquilidade. Foi isso que a Prefeitura buscou, contemplar os artistas da terra e fazer um São João de riqueza cultural, democrático e diversificado, que contemple os diversos públicos aqui no Arraial Central e nos bairros”, pontuou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
“Muito forró, muita alegria, em um clima de futebol e Copa. Pelo movimento de hoje já dá para sentir como serão os dias até o dia 29. É uma festa em que o nordestino, o alagoano e o maceioense se encontram, se reconhecem e se veem na tradição e na cultura”, destacou o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira.
“Estamos muito felizes por estar aqui na noite de abertura do Arraial Central. Vamos tocar com muita alegria e botar o público para dançar muito xote e forró”, prometeu Lula Sabiá antes de subir ao palco. E o foi o que ele fez. Assim, o sanfoneiro e sua banda foram os primeiros a tocar.
Em seguida, foi a vez do cantor cearense Raimundo Fagner. Entoando sucessos como “Canteiros”, “Deslizes” e “Segure o chororô”. Fagner envolveu o público e foi acompanhado pelo coral formado pelos maceioenses na famosa canção “Borbulhas de amor”. Na abertura, o cantor agradeceu a presença do público, se disse saudoso, já que fazia tempo que não vinha a Maceió e comentou o clima de tranquilidade.
Em seguida, o “Matuto de Luxo”, Geraldo Cardoso, subiu ao palco. “Estamos há mais de 20 anos na estrada cantando com grandes nomes da música, mas cantar na nossa terra dividindo o palco com Fagner é especial e diferente. É o segundo São João consecutivo de Maceió que participo. Aproveito para parabenizar a Prefeitura de Maceió pelo belo trabalho de valorização da cultura desenvolvido pela Fmac e pelo Vinícius Palmeira”, comentou o forrozeiro. Ivaldo Maceió e banda enceraram a noite de abertura. Mas a festa segue até o dia 29 de junho.
Além do palco principal, o Arraial Central conta com Vila Cenográfica e Arena Pé de Serra, onde além das apresentações do trios, acontece a disputa do VII Campeonato Alagoano de Coco de Roda. Na noite desta sexta-feira (20) o palco principal vai receber as Damas do Forró, Zé Mocó, Roberta Aureliano e Fulô de Maracujá e ainda, a atração nacional Lucy Alves. Na Arena Pé de Serra apresentam-se Billy do Forró, Abanos do Forró e Forrozão Xodó Beleza. A programação completa está disponível no hotsite do São João.
“O São João que está no Jaraguá é o que está também nos bairros, no Posto 7 e nos 50 pólos dinamizando a programação. Durante estes dias teremos mais de 90 artistas locais, provando que a Prefeitura valoriza o artista da terra. Hoje, o maceioense pode se orgulhar que não precisa ir para outras cidades, mas ele pode ficar em Maceió porque tem um São João à altura” salientou o secretário de Comunicação Social Clayton Santos.