Categorias: Saúde

Santa Casa de Maceió realiza capacitação de emergências cardiovasculares

Treinamento prático envolveu equipes de profissionais de diversas especialidades da Emergência 24 Horas

Ascom

Profissionais interagem com manequim “inteligente” em curso prático de emergências cardiovasculares

A Santa Casa de Maceió realizou no último final de semana, em seu Centro de Estudos, o primeiro Treinamento em Emergências Cardiovasculares para o Adulto (TECA A) já realizado em Alagoas.

O TECA A, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e ministrado por seus instrutores, é um curso eminentemente prático destinado a capacitar médicos e enfermeiros no manuseio da parada cardio-respiratória (PCR) e de situações pré-PCR, tais como o acidente vascular cerebral, a insuficiência coronariana aguda, as arritmias e insuficiência cardíaca descompensada, bem como o atendimento pós-PCR (hipotermia e outros).

Além disso, o curso trabalhou uma série de ações integradas que propiciam o trabalho em equipe e a agilidade do time de resposta rápida, responsável pelo atendimento da PCR em unidades hospitalares de internação como a Emergência 24 horas.

Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, o curso reuniu 32 profissionais médicos e enfermeiros da Emergência 24 horas (chefiada pela médica Anna Carolina Omena Le Campion); da Emergência Cardiológica (liderada pelo médico cardiologista Amilson Martins Pacheco Filho); do Time de Resposta Rápida do hospital (chefiado pelo médico André Peixoto; e da Residência de Clínica Médica da instituição (articulada pela pneumologista Fátima Alécio). Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa, Maria Alayde Mendonça Rivera, "a iniciativa ofereceu a oportunidade dos profissionais realizarem o curso na própria Santa Casa, sem a necessidade de se deslocarem para as sedes da SBC no Rio ou em São Paulo".

Esse seleto grupo de profissionais foi capacitado durante 14 horas do curso, obtendo elevado índice de aprovação nas avaliações teóricas e práticas e recebendo a certificação de sua aptidão para o atendimento das emergências cardiovasculares.