As principais trilhas e outros pontos estratégicos dos 80 hectares que abrigam o Parque Municipal de Maceió receberam nesta sexta-feira (20) a instalação de 30 papeleiras – aquelas lixeiras cor de laranja fixadas em postes – para proporcionar mais opções adequadas de descarte aos visitantes da principal reserva de Mata Atlântica da capital.
A ação foi fruto da parceria entre a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a Coordenação do Parque Municipal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). A iniciativa decorre de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão da área de preservação, que realizou um diagnóstico para identificar, corrigir e aperfeiçoar os atrativos do local.
“Um dos aspectos levantados foi a necessidade de, em alguns pontos estratégicos do parque, instalar lixeiras”, explica Fábio Palmeira, coordenador do Parque Municipal. “Apesar de a maioria dos visitantes respeitar o meio ambiente e vir com a sua sacolinha, há aqueles que de fato jogam o lixo nas trilhas. Para evitar essa sujeira no Parque fizemos uma parceria com a Slum. O superintendente Gustavo Novaes foi extremamente solícito e nos cedeu cerca de 30 lixeiras que espalhamos em áreas que consideramos necessárias”, esclarece o gestor.
As papeleiras possuem capacidade para recebe um volume de até 50 litros de resíduos. Com elas, o meio ambiente e a limpeza voltam a andam de mãos dadas no Parque Municipal de Maceió.
Santuário da biodiversidade
Verdadeiro santuário da biodiversidade, o recanto situado no bairro de Bebedouro oferece cinco trilhas ecológicas que reúnem espécies da fauna e flora nativa, como árvores, plantas e animais de diversos tipos e tamanhos. Entre os destaques, há répteis (jacaré-de-papo-amarelo, teju e jibóia), aves (xexéu, anum preto e sabiá da mata) e mamíferos (sagui, quati, tatu, cotia e bicho-preguiça), além de exemplares vistosos de sucupira, embaúba, ipê, ingazeiro e pau-brasil, entre outros.
O local é aberto para visitação de terça a domingo, das 08h às 17h, e recebe visitas agendadas para grupos, com acompanhamento de guia, entre as terças e sextas.