São João: 7º Festival de Coco de Roda tem início no Arraial Central
O 7º Festival de Coco de Roda Alagoano já começou no São João de Maceió. A competição que teve início na noite dessa quinta-feira (19) e se estende até o dia 24, acontece dentro da programação do Arraial Central, no espaço da Arena Pé de Serra.
Dezesseis grupos vindos de bairros como Jacintinho, Bebedouro, Farol e diversas localidades estão envolvidos no Festival, cujas apresentações ocorrem das 18h às 21h. Na primeira noite competiram os grupos Arco-íris, Mangueirão, Estrela de Alagoas e Catolé. O grupo Floriano se apresentou como convidado. Nesta sexta-feira (20) é a vez dos grupos Pau de Arara, Xique-xique, Mulé Rendeira, Raízes Nordestinas e Reis do Cangaço.
Arraial Central – 1º dia do São João – Fagner, Geraldo Cardoso, Ivaldo Maceió e Lula Sabiá. Foto: Pei Fon Secom/Maceió
São João de Maceió – 7º Festival de Coco de Roda.
Foto: Pei Fon Secom/Maceió
“O coco de roda contagia o público, empolga a torcida e é uma grande festa” comentou o conselheiro municipal e um dos produtores do evento José Carlos, o Zé do Boi. Já Ivonaldo Junior, presidente da Liga dos Grupos de Coco de Roda Alagoano salienta que “esse evento é muito importante. Através dele a gente resgata e mantém viva as tradições e a cultura popular do nosso estado que é passada de geração em geração”, disse o presidente.
Roberto Albuquerque é marcador e coreógrafo do grupo Estrela de Alagoas, de Bebedouro. “Além da dança, é com muito orgulho que a gente traz a origem do coco. Trouxemos para a arena a raça, a luta e a conquista do povo nordestino”, comentou o marcador.
Enquanto os grupos dançavam, o público vibrava com palmas, danças e gritos. Entre a multidão da plateia estava a pedagoga Emília Soutinho, que foi ao Estacionamento do Jaraguá com o esposo e um grupo de amigos. “Nós viemos prestigiar o São João. Temos que valorizar a nossa cultura, o que é da terra. É muito importante que a gente valorize o que é nosso. Está muito bonito. O coco de roda é belíssimo, é nossa raiz. E eu sou apaixonada pelo coco alagoano, pela batida forte do pé que faz o coração palpitar”.
O Festival
Nos dias 19, 20 e 21 acontece a primeira fase que se encerra com a apresentação dos grupos Reviver, Renascendo o Amanhecer, Los Cokitos, Explosão, Mandacaru. Nos dias 22 e 23 oito grupos participam da semifinal. E dia 24 acontece a grande final com cinco grupos finalistas.