Unidade facilita o acesso a exames de tuberculose e mamografia
A Unidade de Saúde da Família (USF) Paulo Leal, localizada no Feitosa, visando prestar serviços mais céleres e de maior qualidade à população, facilitou o acesso a exames de tuberculose e mamografia. Dessa forma, os usuários não precisam mais marcar consultas prévias com especialistas, podendo se dirigir diretamente à unidade para a realização desses exames.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e tem como sintomas tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, rouquidão, febre, então qualquer paciente que apresentar esses sintomas pode se dirigir à USF Paulo Leal e fazer o teste do escarro, independente de consulta médica prévia.
O paciente entrega o recipiente com a amostra e após a análise laboratorial pega o resultado na própria unidade. A equipe de epidemiologia da USF analisa o resultado, caso dê negativo, espera-se que o usuário vá até a unidade. Porém, se os exames derem positivos, realiza-se uma busca ativa, quando a equipe responsável pelo controle da tuberculose vai até a casa do usuário.
“Indo até a casa do usuário nós buscamos começar esse tratamento o mais rápido possível, visando combater o avanço da tuberculose e as complicações que ela pode acarretar para o paciente”, afirma Carla Betânia Mesquita, diretora médica da unidade.
O câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, tem como seu principal aliado a prevenção e o diagnóstico precoce. Atenta a essa realidade, a USF Paulo Leal também facilitou o acesso à mamografia. As mulheres com mais de 40 anos e que não realizaram o exame no período de dois anos, podem marcar suas mamografias na própria unidade, sem precisar de uma consulta prévia com especialista.
Os exames são realizados no Hospital da Mulher, antiga maternidade Paulo Neto, rede conveniada ao SUS. Os resultados dos exames também voltam para a unidade, onde em casos de alterações, é automaticamente agendada uma consulta com o mastologista, aumento as chances de cura da paciente.