Em partida de baixo nível técnico e poucas emoções, a Bélgica acordou apenas no fim para vencer a Rússia no Maracanã na tarde deste domingo, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo. O duelo destoou da maioria dos confrontos do Mundial até aqui pela morosidade dos dois times. A insatisfação dos torcedores no Rio de Janeiro foi tão grande que gritos de “times sem vergonha” foram ouvidos, antes dos belgas fazerem o gol da vitória por 1 a 0.
Com seis pontos, a Bélgica não pode mais ser ultrapassada por duas seleções e se classifica para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os belgas não chegavam à fase seguinte da Copa do Mundo desde 2002, exatamente o último Mundial disputado pelo país – na época, também conseguiu avançar em um duelo contra a Rússia, pelo Grupo H da competição, mas caiu logo nas oitavas.
Sem vencer e com apenas um pontos, os russos ficam em situação complicada na chave e de olho no duelo deste domingo, entre Coreia do Sul e Argélia, para saber o que precisarão na última rodada da primeira fase. Os duelos que encerram o grupo serão disputados às 17h (de Brasília) da próxima quinta-feira: Argélia x Rússia, na Arena da Baixada, e Coreia do Sul x Bélgica, na Arena Corinthians.
Em campo, ambas as seleções não repetiram o alto nível técnico apresentado por diversas seleções na Copa do Mundo. Apesar disso, o primeiro tempo foi aberto e de boa velocidade de ambos os lados, que, contudo, pecavam na finalização. A chance mais clara foi incrivelmente desperdiçada pelos russos: aos 43min, Kokorin apareceu sozinho na área para escorar cruzamento, mas incrivelmente cabeceou mal, para fora.
O duelo seguiu equilibrado na volta para o segundo tempo. Cansadas, as equipes ainda diminuíram a velocidade imposta e o jogo caiu ainda mais de produção. Com defesas sólidas e ataques pouco criativos, as seleções europeias não davam sustos no Maracanã e a partida tornou-se arrastada. O primeiro lance de perigo da etapa final só saiu após os 30min, em chute russo para fora.
A morosidade da partida irritou tanto os torcedor que gritos de “times sem vergonha” foram ouvidos em bom som das arquibancadas no Maracanã, durante ataque belga. A insatisfação pareceu acordar os belgas, que acertaram bola na trave em cobrança de falta de Mirallas aos 39min e foram para cima nos minutos finais. Aos 42min, Hazard chamou a responsabilidade, fez boa jogada e cruzou para Origi chutar forte, sem chances para Akinfeev, e fazer o gol.