Os festejos juninos tomaram conta da cidade. Além do Arraial Central montado no Jaraguá, a festa se espalhou pelos bairros da capital. Com o tema “São João em Maceió é festa, futebol e forró”, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), democratizou a festa dando apoio a arraiais nos bairros.
Através da política de editais, organizadores de festejos nas comunidades puderam se inscrever. Os contemplados receberam ajuda de custo para a montagem e organização dos chamados palhoções. Ao todo, 52 arraiais, de 32 bairros diferentes, foram selecionados.
Um deles foi o “Arraiá Floriano Peixoto”, do bairro de Ipioca. Lá, moradores se uniram para o terceiro ano do evento – o primeiro com apoio da Prefeitura. Durante a noite, o clima era de festa nas calçadas, na quadra e nas redondezas do arraial. Já o palhoção foi montado de maneira genuinamente tradicional: de madeira, coberto com palha de coqueiro decorada com bandeirinhas nas cores verde e amarela.
Com figurino a caráter e muito ritmo, duas quadrilhas e dois grupos de coco de roda formados por crianças, adolescentes e jovens da própria comunidade se revezam nas performances. Quando as apresentações encerram, o forró invade a palhoça e é o grupo de forrozeiros que garante a música até a madrugada.
Moradora do bairro há 40 anos, Josimeire da Silva acompanhou as outras edições do Arraial Floriano Peixoto e garante: “Nos outros anos foi muito bom e animado, mas neste está ainda melhor”.
“Essa programação só foi possível porque contamos com a ajuda da comunidade e da Fmac. Preparamos uma festa bonita para elevar nossa cultura, mostrando que ela está viva”, disse Maciel José dos Santos, integrante da Associação Comunitária.
“Nosso bairro está fazendo uma festa maravilhosa e a nossa cultura não pode se apagar. Preparamos quadrilha e coco para animar nosso arraial”, anunciou Jaziel da Silva Pontes, coordenador da Quadrilha Estrela de Ipioca. Ele também destacou: “A gente agradece o apoio dado pela Prefeitura a Ipioca. A gestão tem uma visão ampla voltada para a cultura”.
Assim como o Floriano Peixoto, mais de 50 polos estão em festa. Para conhecer a lista completa com o endereço dos arraiais, basta clicar aqui. Já a programação completa do São João de Maceió está disponível no hotsite do São João.