Um dos marcos socioculturais nas quase nove décadas de Arapiraca foi a inauguração há cerca de 16 anos da Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga "Praça da Prefeitura", bairro do Centro.
A Prefeitura, desta feita, entende que é a partir da manutenção de espaços como este que o desenvolvimento efetivo se dará através da educação e resgate cultural.
Por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), as obras de reforma da Casa da Cultura estão começando, com melhorias que devem abarcar inclusive a ida da própria Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) para o local, que atualmente funciona no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges.
Além dessa mudança, o equipamento receberá toda uma revitalização, como o aumento da capacidade do auditório – a fim de que ele, por exemplo, comporte ensaios de folguedos da terra -, construção de uma sala de manutenção e cuidados ao acervo da casa e de um local para a execução do programa municipal Livro e Leitura e ainda a criação de um café literário.
A modernização da Casa da Cultura contemplará também a acessibilidade, com o prédio sendo reformado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) para atender melhor às pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida.
Aval cultural
Com 15 anos de atividades, a Casa da Cultura, inaugurada o dia 20 de agosto de 1998 no primeiro mandato da prefeita Célia Rocha, presta um serviço à comunidade com teor de preservação e reverência à história.
Com acervo literário dos artistas de Arapiraca, réplicas de atavios utilizados na cultura fumageira e fotografias do ciclo do fumo, além de cópias de objetos da nossa Cultura Popular Tradicional, o espaço abriga ainda a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro França Reis, que existe desde 1959 e transferiu-se para lá quando da inauguração da Casa da Cultura – recentemente, esta biblioteca foi selecionada, juntamente às Arpairaquinhas, para participar do Programa Global Libraries, que é uma iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e Fundação Biblioteca Nacional.
O local, que se encontra na Rua Esperidião Rodrigues, na Praça Luiz Pereira Lima, é voltado também para exposições de artes e feiras de pesquisas.