Dessa forma, torna-se impossível andar na moto sem usá-lo.
Na Índia existem aproximadamente 130 milhões de condutores de motos, principalmente para transporte, uso urbano e de trabalho, e quase 33 mil morrem por ano somente na cidade de Bangalore por causa de ferimentos fatais na cabeça. Apesar dessa triste estatística, muitos indianos continuam conduzindo suas motos sem capacete.
Tais dados são parecidos com os brasileiros, embora em menor escala. Por exemplo, nas cidades de interior das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte ainda há muitos condutores que não usam o capacete habitualmente, embora esse seja o único equipamento de uso obrigatório no país.
Curiosamente, antes de tratarmos dessa questão, há projetos legislativos que pretendem “obrigar” o uso de outros equipamentos, como coletes “air bag”, por exemplo, ou seja, não cumprimos com o mínimo (uso do capacete), mas criamos novas legislações visando o uso do máximo. Fica evidente que o gerador de problemas no Brasil, não é a falta de legislação e sim, de cumprimento e punição das leis.
Na Índia há um projeto que conta com uma simples tecnologia baseada num sensor de presença e numa pequena bateria instalado no interior do capacete e em células de energia solar em seu casco, as quais só possibilitam o ato de dar partida no motor caso o motociclista vista o capacete. Outra vantagem é que, em caso de queda, se o motociclista ficar afastado da moto por alguns metros, o motor desliga.
A tecnologia existe e é fácil de ser implementada, quem sabe o Brasil faça no futuro o mesmo que a Índia já irá começar a fazer.
Como sabemos que vão ter aqueles que irão pensar, "ah mas nos EUA o uso de capacete não é obrigatório em muitos estados", sim verdade, mas lá, o tipo de perfil daqueles que usam uma moto, não tem nada a ver com a massa das pessoas que o fazem na Índia e mesmo no Brasil. Uma coisa é pilotar uma Harley numa estrada americana, outra, é andar nos corredores de São Paulo, passando por ruas esburacadas, alagadas e montado numa CG com pneus carecas. E mesmo assim, saiba, que nos EUA, infelizmente, motociclistas também morrem devido a não usarem capacetes.