Com divulgação de panfletos que instruem sobre o perigo do uso de drogas, o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfego de Drogas é marcado por ação social em Maceió.
O Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfego de Drogas é comemorado em Alagoas na manhã desta quinta-feira (26), no Centro, com a divulgação de panfletos sobre os perigos do uso de entorpecentes e orientação para as famílias.
O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conta com diversos profissionais da área de saúde que esclarecem a população sobre a presença do tráfico de drogas. “O Dia foi instituído pela ONU desde 1987 e é voltado para a criação de planos internacionais de política na área de prevenção, tratamento e fiscalização e reinserção social”, diz Rosa Augusta, técnica em saúde mental da Sesau.
Para animar a ação social esteve presente nos calçadões do Centro a banda do Corpo de Bombeiros Militar. “A polícia também é nossa aliada, pois realiza o trabalho de prevenção a violência e que lida diretamente com a questão do tráfego de drogas”, esclarece Rosa.
Entre as formas de atendimento a usuários de entorpecentes existe em Alagoas a Rede de Atenção Psicossocial (Caps) que estabelece atendimentos a pessoas com problemas mentais e combate ao uso nocivo do crack, álcool e outras drogas. A Rede é integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Trabalhamos com outras instituições não governamentais e não ficamos restritos ao sentido da saúde. A questão do tráfego não é só papel da saúde e sim de uma política pública”, complementa Rosa.
Como parte da ação em torno do Dia Internacional, a Polícia Federal (PF) realizou na manhã de hoje a incineração de 1.345kg de drogas apreendidas durante o ano de 2013. As drogas foram levadas para a Usina Sumaúma, em Marechal Deodoro, onde foram destruídas.