Ação acontece nesta sexta-feira (27), na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, no Clima Bom II.
Os homens ainda são minoria quando o assunto é prevenção de doenças. De acordo com dados do Ministério da Saúde, homens de 20 a 29 anos morrem quatro vezes mais que mulheres da mesma faixa etária, conforme dados Sistema de Informação de Mortalidade. Pensando em atender a esta demanda, o mutirão Saúde em Movimento, promovido pelo Governo do Estado, irá incluir consultas com urologistas.
“É importante que o homem perca o preconceito e procure um médico para cuidar de sua saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde estará incluindo este tipo de atendimento no mutirão, para que os pacientes do Sistema Único de Saúde sejam atendidos da melhor forma possível, diminuindo assim a fila de espera por esse tipo de atendimento”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
O mutirão terá uma nova edição nesta sexta-feira (27), na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, no Clima Bom II. A ação inicia às 8h, e irá ofertar também exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e cardiologia.
Pacientes de outros bairros da capital e até de outros municípios, que se organizarem para receber o atendimento, também podem se consultar. Para ter acesso aos serviços, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem portar um documento de identificação e o Cartão SUS.
A iniciativa ainda oferece o serviço de triagem para cirurgias de adenoide, amígdalas e catarata – e os pacientes saem do mutirão com o procedimento cirúrgico agendado -, além da oferta de óculos de grau a pessoas com problemas de visão e consultas com clínico geral, oftalmologista e ortopedista.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o mutirão Saúde em Movimento tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. “O Governo do Estado pretende facilitar o acesso da população a procedimentos de média complexidade”, acrescentou.
Atendimento – O Mutirão Saúde em Movimento foi iniciado em novembro de 2013 e já atendeu mais de 15 mil pessoas nas dez regiões de saúde do Estado pelas quais passou. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae).