Categorias: Política

Genoino não vai pedir para assumir cargo fora da Papuda

Advogado diz que petista atua na biblioteca e faz cursos à distância.

Ailton de Freitas/Agência O Globo

José Genoino: advogado diz que o petista atua na biblioteca e faz cursos à distância

Derrotado anteontem no pedido de prisão domiciliar, o ex-presidente do PT José Genoino não pretende seguir os passos de seus colegas de condenação e pedir autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para trabalhar fora do presídio da Papuda. Apesar da alegação de seus advogados de que o petista é portador de uma cardiopatia grave e de que deveria, portanto, ficar em repouso em casa, ele trabalha na biblioteca do presídio e faz cursos por correspondência para tentar diminuir sua pena.

— Por enquanto, ele (Genoino) vai continuar só com o trabalho interno e com os cursos para ter direito à remissão de alguns dias na pena — disse o advogado Cláudio Alencar.

REGIME ABERTO EM AGOSTO
Na sessão de anteontem no STF, o relator dos processos do mensalão, o ministro Luís Roberto Barroso, deu uma esperança ao condenado quando informou que no dia 24 de agosto Genoino terá direito a progredir para o regime aberto, que lhe dará o direito de ficar em prisão domiciliar.

Barroso lembrou que Genoino foi condenado a 4 anos e 8 meses e que, quando cumprir 9 meses e 10 dias da pena, terá completado um sexto do total, o que lhe dará o direito de usufruir o benefício.

— A partir dessa data (24 de agosto) ele fará jus à progressão de regime, passando do regime semiaberto para o aberto. No Distrito Federal, onde se executa sua pena, a regra geral é o cumprimento do regime aberto em prisão domiciliar, por força de sólida jurisprudência. Como consequência, os autos deverão retornar a mim no próximo dia 25 de agosto de 2014, um dia após completado o cumprimento de um sexto da pena, para decidir a respeito da progressão — disse Barroso.