Para alertar a população e os vendedores ambulantes, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realiza fiscalizações nos principais pontos de festa da Capital, sempre a partir das 19h.
O milho e o coco são os principais ingredientes das comidas típicas dos festejos juninos e por serem altamente perecíveis exigem atenção especial durante o preparo, comercialização e consumo dos pratos. Para alertar a população e os vendedores ambulantes, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realiza fiscalizações nos principais pontos de festa da Capital, sempre a partir das 19h.
Fiscalização da Visa
De acordo com André Sandes, coordenador da Inspetoria de Alimentos da Visa, a preocupação do órgão é orientar sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos e promover a prevenção de doenças.
“Pamonha, canjica, milho cozido e assado, que são alimentos cuja demanda aumenta nesse período, devem ser consumidos logo após o preparo ou no, máximo, no mesmo dia, mantido em temperatura adequada. A ingestão após esse prazo pode provocar a proliferação de bactérias responsáveis por infecções intestinais”, recomenda Sandes.
Para evitar que a comemoração junina termine antes do desejado, é importante observar etiquetas de validade nos produtos, além das condições de higiene do manipulador e do local de venda.
“Apesar de ser uma orientação da Vigilância Sanitária, infelizmente os vendedores ambulantes não costumam fixar etiquetas com data de fabricação e validade dos alimentos, mas a população precisa ficar atenta e perguntar quando foi a produção, bem como observar as condições de apresentação”, explicou Sandes.
Nas inspeções, os fiscais realizam um trabalho educativo com ênfase na qualidade dos alimentos, higiene pessoal, uso de roupas adequadas, local para destinação do lixo e condições de saúde do manipulador. O uso de adornos como anéis, pulseiras, brincos e relógios é proibido pelos vendedores.
Em casos de suspeita da procedência dos alimentos, falta de higiene, venda de produto deteriorado, dentre outras irregularidades, a população pode acionar a Vigilância Sanitária pelo Disque Denúncia: 3315-5241, das 8h às 14h, ou pelo telefone 8882-8345.
Programação
Nesta sexta-feira (27), a fiscalização será realizada nos bairros de Jaraguá, Trapiche, Jacintinho e Jatiúca. Sábado e domingo os fiscais estarão no Benedito Bentes, Osman Loureiro, Fernão Velho, Graciliano Ramos e demais bairros da parte alta de Maceió.