De forma dramática, a Holanda conseguiu classificação emocionante às quartas de final da Copa do Mundo. Sem brilhar neste domingo como na primeira fase, a seleção europeia saiu atrás no placar no início do segundo tempo e era eliminada até os 42min do segundo tempo. Com dois gols em cinco minutos, os europeus superaram a “barreira” Ochoa no Castelão (CE) para virar a partida nos instantes finais e, com vitória por 2 a 1 sobre o México, avançar às quartas do Mundial.
Os holandeses não conseguiram repetir o futebol dos três primeiros jogos, mas, assim como contra o Chile, contaram com gols no fim para saírem vitoriosos. Talvez influenciados pelo forte calor em Fortaleza, os europeus tiveram trabalho durante toda a partida e só dominaram após o primeiro gol mexicano. O goleiro Ochoa, que já havia brilhado contra o Brasil, voltou a ter grande atuação, mas desta vez não conseguiu evitar os dois gols no fim – antes, o México só havia sofrido um gol na Copa.
Vice-campeã em 2010, a Holanda segue em busca de seu primeiro título de Copa do Mundo – tem três vice-campeonatos. Já o México amarga, incrivelmente, a sexta eliminação consecutiva nas oitavas de final do principal torneio entre seleções. A melhor classificação dos mexicanos na Copa ocorreu em 1970 e 1986, quando foram até as quartas.
Agora, os holandeses, que continuam na rota da seleção argentina, aguardam o adversário das quartas de final. No duelo, que será disputado às 17h (de Brasília) do próximo sábado, na Fonte Nova, a Holanda enfrentará o vencedor de Costa Rica x Grécia, partida que será realizada ainda neste domingo.
México domina Holanda confusa em campo
O forte calor das 13h em Fortaleza não foi sentido só pelos jogadores em campo. Nas arquibancadas, torcedores tentavam fugir do forte sol e se aglomeraram nos corredores do estádio. Por causa da temperatura, o confronto foi paralisado aos 30min do primeiro tempo para reidratação dos atletas no gramado.
Em campo, o México se portou melhor do que a Holanda nos primeiros 45 minutos. Mais ofensiva e com o domínio da posse de bola, a seleção da América do Norte criou boas jogadas e, na melhor delas, Herrera chutou rente ao posto holandês aos 17min. A ofensividade mexicana era parada pela defesa da Holanda, que fechou-se e buscou parar as investidas.
A seleção europeia teve trabalho na etapa inicial para encaixar o contra-ataque que havia conseguido nos duelos anteriores. O time holandês parecia confuso com substituições de Van Gaal, que, obrigado a mudar o time com lesão de De Jong, inverteu posições de jogadores. Mesmo assim, a Holanda ainda teve um pênalti negado em Robben já no fim do primeiro tempo.
Mexicanos saem na frente, Ochoa brilha, mas Holanda faz festa no fim
A postura ofensiva do México foi recompensada logo na volta do intervalo. Aos 2min, Giovani dos Santos arriscou chute de fora da área no canto do goleiro holandês e abriu o palcar no Castelão. Após a inauguração do marcador, a Holanda finalmente se soltou na partida e foi para cima dos mexicanos. Aí, então, apareceu a estrela do goleiro Ochoa, que, assim como no duelo contra o Brasil pela fase de grupos, passou a brilhar em momentos-chave.
Primeiro, foi aos 11min. Após cobrança de escanteio de Robben, De Vrij apareceu na pequena área para chute à queima-roupa, defendido no reflexo pelo goleiro mexicano – a bola ainda chegou a tocar na trave. Pouco depois, foi a vez de Sneijder chutar, mas a bola desviou na zaga antes de sair.
O goleio mexicano voltou a brilhar aos 29min, quando o holandês Robben, que passou a brilhar na etapa final, deixou os marcadores para trás, mas foi parado pela “muralha”. A pressão holandesa finalmente deu resultado aos 42min, quando Robben cobrou escanteio, Huntelaar ajeitou para trás e Sneijder encheu o pé para o gol, sem chances para Ochoa.
Quando a partida já se encaminhava para a prorrogação, o holandês Robben sofreu pênalti na grande área e, desta vez, a arbitragem corretamente assinalou. Na cobrança, Huntelaar chutou bem no canto e deslocou o goleiro Ochoa, dando a classificação emocionante aos holandeses.
Ficha Técnica
HOLANDA 2 X 1 MÉXICO
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 29 de junho de 2014, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)
Cartões amarelos: Aguilar, Rafa Márquez e Guardado (México)
Gols:
MÉXICO: Giovani dos Santos, aos três minutos do segundo tempo
HOLANDA: Sneijder, aos 42, e Huntelaar (pênalti), aos 48 minutos do segundo tempo
HOLANDA: Cillessen; Vlaar, De Vrij e Blind; Verhaegh (Depay), De Jong (Indi), Wijnaldum, Sneijder e Kuyt; Robben e Van Persie (Huntellar)
Técnico: Louis Van Gal
MÉXICO: Ochoa; Rodríguez, Rafa Márquez e Moreno (Reyes); Aguilar, Salcido, Herrera, Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Aquino) e Peralta (Chicharito Hernández)
Técnico: Miguel Herrera