Evento também confirmou candidatura de José Serra à Câmara dos Deputados
O PSDB realizou na manhã deste domingo (29) sua convenção estadual onde ratificou o nome de Geraldo Alckmin à reeleição no Estado. O deputado federal Márcio França (PSB) também foi confirmado como vice durante o evento. A aliança também é composta por PTB, PPS, DEM, SDD, PSC, PTC, PRB, PTdoB, PMN, PTN e PSL.
Pouco antes, o atual governador e agora candidato à reeleição participou junto ao presidenciável Aécio Neves da convenção estadual do PTB. O partido, liderado por Campos Machado, formalizou apoio aos tucanos, e homologou a candidatura de Marlene Campos Machado, sua mulher, ao Senado.
O mote da campanha é "Aqui é São Paulo". O objetivo é mostrar que o mesmo partido merece continuar no comando do Estado, ao contrário do que os tucanos defendem no plano nacional.
Aécio Neves, seguindo agenda apertada, participou da convenção do PTB, seguiu para a do PSDB em SP e parte para a do PSDB no Paraná em seguida. Com um discurso inflamado, focado mais no governo federal do que no enaltecimento à imagem de Geraldo Alckmin, defendeu sua possível eleição à Presidência.
— Me deem a eleição em São Paulo, que lhes darei uma nova Presidência da República.
Um dos políticos mais esperados, José Serra confirmou sua candidatura ao cargo de deputado federal. Anteriormente cotado para ser senador, o ex-governador de SP desistiu após a chapa perder apoio do PSD de Kassab.
Com essa mudança, os partidos da chapa ficaram livres para lançarem suas candidaturas próprias. Assim, Serra teria menos tempo de exposição em uma eventual candidatura ao Senado, o que pode ter definido seu desejo de ir para a Câmara.
Essa decisão pode ter sido influenciada pela candidatura de Marlene Campos Machado, que faz parte da chapa do PSDB em SP.
A definição das candidaturas ao Senado só deve sair nesta segunda-feira (30). Um dos nomes cotados pelo PSDB é o do tucano José Aníbal.
Márcio França é ex-prefeito de São Vicente, no litoral paulista. O deputado federal recebeu neste sábado o aval do candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, para integrar a coligação tucana no Estado de São Paulo.
França já trabalhou com Alckmin em outro momento. Entre 2011 e 2012, foi secretário de Turismo do tucano. Atualmente, é presidente estadual do PSB no Estado.
O PSDB adota um discurso em plano estadual que contrapõe sua fala em âmbito nacional. O partido, que governa São Paulo há quase 20 anos, defende sua manutenção no poder, alegando a necessidade de permanência de suas conquistas à frente do Estado.
Já nas questões federais, o partido se contrapõe. Aécio Neves, candidato à Presidência, refere-se sempre à necessidade de mudanças no partido que detém o poder político no Planalto.
O brasileiro radicado cirurgião plástico nos EUA, Robert Rey, chamou Alckmin de "meu irmão", e falou que o brasileiro é uma "raça bonita". O médico, famoso por participar de programas de cirurgia plástica em diversos canais de TV, também falou em melhorar os índices de criminalidade, chegando ao "zero", como na Alemanha.
— O Brasil não é o País do futuro, é o País do presente!
O evento também contou com a presença de outro famoso, o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Após participar de uma missão rumo à Estação Espacial Internacional em 2006, Pontes seguiu a carreira de palestrante e empresário. Em 20 de junho, teve sua candidatura ao cargo de deputado federal homologada pelo PSB.