A festa de despedida foi marcada por agradecimentos e muita música.
Após 11 dias de diversão, o “São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró” chegou ao fim nesse domingo (29). No total foram 77 músicos que animaram o público no palco principal e na Arena Pé de Serra. A festa de despedida foi marcada por agradecimentos e muita música.
A primeira atração da noite, no palco principal, foi Igbonan Rocha e Forró de Nêgo. Ele apresentou uma mistura de música nordestina com vestimentas afro-religiosas. “Sou do candomblé e o nome Ignoban significa ‘quentura’, tudo a ver com o forro”, explicou.
Já a segunda atração foi Messias Lima, que levou ao palco mais sete músicos. Durante a apresentação, ele comparou a profissão de cantor com a de jogador de futebol. “Às vezes, me perguntam se ainda canto. Diferentemente de um jogador de futebol, que é considerado velho aos 36, hoje, aos 58, estou melhor cantando do que quando tinha 30 anos”, disse. ”O prefeito Rui Palmeira e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) não mediram esforços para levar mais forró aos alagoanos”, completou ele.
O pernambucano Jorge de Altinho foi o terceiro a se apresentar no palco principal. “É uma honra fechar um evento como esse, ainda mais fazendo uma coisa que amo tanto, que é o forró”, afirmou ele.
Alberto Germano e banda fecharam a programação do evento. “Fazer o show de encerramento, com certeza, foi muita responsabilidade. Essa festa irá deixar saudades”, declarou o vocalista. Na Arena Pé de Serra, a animação ficou por conta do Trio Canarinho do Forró, Tinan Rodrigues, e Sandoval e Banda Fogo no Forró.
Neste ano, o “São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró” também contou a interatividade. A organização disponibilizou internet via wifi para que os participantes postassem suas fotos nas redes sociais.
“A Prefeitura irá se empenhar para levar cada vez mais diversão à população”, ressaltou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, aprovou o evento e o considerou ideal para todas as idades. “A equipe de organização está de parabéns. Vi famílias inteiras se divertindo em um local tranquilo”, elogiou.
Enquanto alguns se divertiram, outros trabalharam. Foi o caso do catador de latinhas, Luiz Alves, 39. Em um dia de festa, ele conseguiu recolher cerca de 300 latas de alumínio. “Vivo da reciclagem e o São João fez com que meu negócio ganhasse um impulso a mais”, disse.
E a festa irá deixar saudades no coração de crianças e adultos. A administradora Sherlyda Moreira, 32, saiu de casa só para levar a pequena Suhry, 2, para dançar forró. “Ela, que estava louca para sair de casa, veio até à caráter”, contou. Pedro Cavalcante, 28, fez com que seu domingo fosse mais agitado. “Resolvi começar a minha semana dançando forró. Gostei muito do evento”, declarou.
Para garantir a segurança da Festa de São João, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), GAAO, Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros uniram forças e marcaram presença diariamente no Estacionamento do Jaraguá. Foram 16 agentes de trânsito, 40 policiais militares, 22 bombeiros civis, duas ambulâncias, 30 guardas municipais e 10 policiais civis a postos para evitar acidentes, brigas e crimes.
O “São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró” foi promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), no Estacionamento do Jaraguá. As festas ocorreram de 19 a 30 junho.