Categorias: Maceió

Câmara: ator e violonistas são homenageados em sessão solene

Câmara homenageia ator e violonistas em sessão solene

Ascom/CMM

Câmara homenageia ator e violonistas em sessão solene

A Câmara Municipal de Maceió homenageia nesta terça-feira (01/07) com a Comenda Heitor Villa Lobos, os violonistas Emille Hall e Fagner Magrinelli. Além disso, o ator Licurgo Espínola receberá o Título de Cidadão Honorário de Maceió. A sessão solene será realizada no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas, às 10h. Durante o evento haverá apresentação da Orquestra do Projeto Maceió Voluntário, da Casa de Música e Cultura de Paz.

A homenagem foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB). Ela explicou que é preciso reconhecer o importantíssimo trabalho prestado pelos dois músicos na construção de uma cultura de paz em Alagoas a partir do ensino da música. A vereadora fez o mesmo destaque em relação ao ator Licurgo Espínola, que dedica parte do seu tempo a ensinar dramaturgia aos jovens carentes em projetos sociais em Alagoas.
Fagner possui o título de Bacharel em Música/Violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o de Mestre em Violino/Performance pela Texas Tech University/EUA (2010). Atualmente é professor de Violino na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) onde coordena o projeto Laboratório de Violino.

A violinista americana Emilee Hall é Bacharel em Educação Musical e Mestre em Música pela Texas Tech University (TTU). Atuou como professora de Violino na Texas Tech. No Brasil atuou como professora de Violino e Viola no SESC Alagoas, bem como no programa Pronatec do Governo Federal e no Projeto Andante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De 2012-2014 ocupou o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU) da UFAL. Além disso, integra o Quinteto de Cordas Alagoas.

Já Licurgo Espínola é natural de Palmas (TO), mas cresceu em Curitiba, onde estudou em colégios militares. Não tendo se adaptado à vida militar, optou por Odontologia. Na faculdade começou a fazer teatro, até ser contratado pela Bandeirantes. Depois foi para Globo, onde ficou por mais de dez anos até ser contratado pelo SBT. Atualmente está na Record. Em paralelo, desenvolve atividades de promoção da cultura de paz e do investimento em projetos sociais, inclusive em Maceió e na Barra de São Miguel.

Conforme o Decreto Legislativo nº 451/2009, a Comenda Heitor Villa Lobos é oferecida pela Câmara Municipal de Maceió para personalidades, como forma de agradecimento pelos proeminentes serviços desenvolvidos na área da educação, utilizando a música como instrumento de difusão cultural no campo erudito e popular nos seguimentos do teatro, cinema e televisão.