Riquelme pode decidir pela mudança para o clube do Recife
O meio-campista Juan Román Riquelme está desempregado. O contrato do jogador com o Boca Juniors se encerrou nesta terça-feira, e o argentino ainda não se acertou com a equipe onde passou a maior parte da carreira, para desespero dos torcedores bosteros nas redes sociais – o assunto foi um dos mais comentados no Twitter. E, para esperança dos fãs do Sport, o atleta tem em mãos uma oferta do time rubro-negro.
O ESPN.com.br apurou com fontes ligadas ao time brasileiro que Riquelme ainda não deu ao Sport a resposta sobre a proposta salarial feita há algumas semanas. Como o meia adotou o silêncio e se desvinculou do Boca Juniors, os dirigentes rubro-negros e também os torcedores pernambucanos veem a transferência ainda como possível, agora que o astro de 36 anos está desempregado.
A remuneração colocada no papel também ajuda. Em parceria com a Adidas, que fechou com o clube em maio, a equipe pernambucana fez uma atraente oferta salarial de R$ 420 mil mensais, o dobro do que recebe o argentino atualmente o atleta no Boca Juniors, onde seus vencimentos eram de 100 mil dólares por mês.
O Boca, por sua vez, não quer abrir mão para aceitar o desejo de Riquelme. Conforme apuração da reportagem, o meia quer manter o salário em 100 mil dólares mensais, mas com o dólar sem um teto – ou seja, se a cotação subir, o atleta ganha mais, como perde dinheiro se a moeda americana desvalorizar. O atleta rebateu dizendo que também não vai ceder à sua única exigência contratual.
O técnico Carlos Bianchi é outro que está contrariado com o desenrolar das negociações. Conforme a imprensa argentina, o treinador deu um ultimato à diretoria e sequer pediu um novo camisa 10, de olho na renovação de Riquelme. Agora sem clube, o atleta perdeu os cinco primeiros dias de treinamentos da atual temporada no Boca.
Román também tem em mãos uma oferta do Argentinos Juniors, clube onde atuou nas categorias de base, mas a remuneração proposta é infinitamente inferior ao que o Sport oferece. Mesmo assim, conforme pessoas ligadas ao atleta, é bastante improvável que Riquelme venha atuar no Brasil, ainda mais em Recife, que é ainda mais distante de Buenos Aires.
O jogador mora com toda sua família na capital argentina e gosta de continuar vivendo onde sempre passou toda a sua vida. Ele rejeitou em anos anteriores propostas economicamente bem superiores de Flamengo, Corinthians e Palmeiras e ainda renunciou aos euros do futebol europeu. Isso tudo, somado ao seu amor pelo Boca Juniors, devem fazê-lo assinar com o clube novamente, mas a novela deve se estender pelos próximos dias.