A Câmara Municipal de Maceió entrega nesta sexta-feira (04/07), às 10h, o Título de Cidadão Honorário aos médicos Angelita Habr Gama, Jorge Sabbaga e Wladimir Nadalin (in memorian) e a Comenda Arthur Ramos ao médico Joaquim Gama Rodrigues. A sessão solene será realizada no auditório da Associação dos Magistrados Alagoanos (Almagis), no Centro.
A homenagem foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada por unanimidade. Ela explicou que é preciso reconhecer o importantíssimo trabalho prestado pela médica Angelita Gama nas cirurgias do aparelho digestivo e na descoberta de uma nova prática para tratamento do câncer. A vereadora fez o mesmo destaque ao médico Joaquim Gama Rodrigues, a quem denominou como um dos mais respeitados cirurgiões brasileiros e que sua experiência e preocupação com os pacientes o fazem merecedor da homenagem.
Tereza também destacou as trajetórias profissionais dos outros homenageados. Jorge Sabbaga, por exemplo, tem um trabalho voltado ao tratamento do câncer, especialmente por suas áreas de interesse no gastrintestinal e de mama. A vereadora lamentou o falecimento de Wladimir Nadalin que receberá o título in memorian e que foi um mais respeitados especialistas em sua área do Brasil.
QUEM – Angelita Habr-Gama é graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou residência em Cirurgia, Tese de Doutorado e de Livre Docência, onde é Professora Titular de Cirurgia. Ela é considerada uma referência internacional na área, após ter criado a primeira Disciplina de Coloproctologia na universidade brasileira. É membro honorário de várias sociedades de Coloproctologia como nos EUA, Itália, Inglaterra, União Européia, Brasil, Chile, Paraguai e Equador, da Associação Argentina de Cirurgia e da Academia Nacional de Medicina da Argentina e da Associação Latinoamericana de Coloproctologia, entre outros títulos e medalhas. Exerceu a Presidência da Sociedade Brasileira e da Sociedade Latinoamericana de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
Já o médico Joaquim Gama Rodrigues é cirurgião graduado pela Universidade de São Paulo onde obteve titulo de PHD em Medicina e conquistou o título de Professor Livre Docente. Foi Chefe do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Chefe do Serviço de Cirurgia do Estômago e Intestino Delgado do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foi membro titular do Conselho Diretivo da USP de 1990 até 2005. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, biênio 2002-2004; Presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, 2004-2006, entre outros títulos.
Jorge Sabbaga é médico formado pela Unicamp, especialista em Cancerologia; oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi diretor do Departamento de Oncologia Clínica do Hospital A.C. Camargo e diretor da Fundação Oncocentro de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica.
Já falecido, Wladimir Natallin possuiu doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: radioterapia, braquiterapia, neoplasias e câncer. Até o seu falecimento atuou no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, INCOR, Brasil, tendo passado por inúmeras instituições renomadas Sociedade Brasileira de Radioterapia – São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Sociedade Brasileira de Cancerologia