Categorias: Brasil

Morre Ivan Junqueira, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 79 anos

Foi presidente da ABL em 2004 e 2005. O imortal foi ainda tema do documentário "Ivan Junqueira, apenas um poeta", de André Andries, lançado em 2012.

Fabio Seixo / Agência O Globo

O Acadêmico Ivan Junqueira

Morreu nesta quinta-feira, aos 79 anos, Ivan Junqueira. Sexto ocupante da cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras, o carioca teve falência múltipla dos órgãos. Segundo antecipou o colunista Ancelmo Gois, ele estava internado no hospital Pró-Cardíaco.

Poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário, vencedor de importantes prêmios como o Jabuti, Junqueira completaria 80 anos em novembro. Para marcar a data, que concide com seus 50 anos de carreira literária, sua editora, a Rocco, estava planejando o lançamento de dois livros inéditos do autor: "Essa música", de poemas, em julho, e "Reflexos do sol-posto", coletânea de ensaios, previsto para outubro.

Junqueira foi o sexto a assumir a cadeira de número 37 da ABL, em 2000, ocupando a vaga deixada por João Cabral de Melo Neto. Nascido no Rio em 3 de novembro de 1934, estudou medicina e filosofia, sem concluir nenhum dos cursos. Em 1963, começou a trabalhar como jornalista na "Tribuna da Imprensa", tendo passado pelo "Correio da Manhã", "Jornal do Brasil" e "O GLOBO".

Foi presidente da ABL em 2004 e 2005. O imortal foi ainda tema do documentário "Ivan Junqueira, apenas um poeta", de André Andries, lançado em 2012.